Um pequeno robô quadrúpede foi treinado para procurar e eliminar lixo por pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia, usando uma mochila de aspirador de pó com bicos presos aos tornozelos. A pesquisa que detalha o projeto está publicada no Journal of Field Robotics.

O VERO, como ele é chamado (sigla em inglês para Vacuum-cleaner Equipped Robot), é voltado para bitucas de cigarro, uma das formas mais comuns de lixo. Usando um par de câmeras de profundidade e uma rede neural convolucional, ele é capaz de localizar o cigarro no chão e planejar seu caminho de forma que passe por cima dos descartes, ligue o vácuo, sugue-os e continue sem parar.

publicidade

Abaixo, um vídeo do Instituto Italiano de Tecnologia demonstra mais detalhes de como o VERO funciona para limpar a areia de uma praia:

Bitucas de cigarro geram volume elevado de lixo

  • O Instituto Italiano de Tecnologia afirma que 4,5 trilhões de bitucas de cigarro são jogadas no lixo a cada ano.
  • Quanto ao motivo do robô ser fabricado como um “cachorro”, o Instituto afirma que é ideal para remover pontas de cigarro de “praias, pequenas vielas e parques”.
  • Ou seja, terrenos de difícil acesso para os já comuns aspiradores robôs com rodas.
Demonstração do robô VERO foi feita em uma praia com muitas bitucas de cigarro na areia – Imagem: Divulgação/Instituto Italiano de Tecnologia

Leia mais:

publicidade

Enquanto o ideal seja que humanos parem de jogar bitucas de cigarro nas areias das praias (ou qualquer outro lugar que não o lixo), a solução parece ser benéfica para diminuir os danos que as bitucas causam ao serem descartadas indevidamente.

Os pesquisadores sugerem, ainda, que o projeto pode ser adaptado para que o robô-cachorro seja usado em outras tarefas importantes. Portanto, ele teria a capacidade de fazer muito mais do que aspirar pontas de cigarro.

publicidade

As sugestões dos pesquisadores incluem uma variedade de outros casos de utilização em potencial, incluindo a pulverização de ervas daninhas em campos agrícolas, a inspeção de fissuras na infraestrutura e a fixação de pregos e rebites durante construções.