Um helicóptero híbrido projetado pela gigante aeroespacial Airbus foi revelado esta semana no Reino Unido no evento Farnborough Airshow. A aeronave apresentada pela primeira vez no ano passado é uma versão modificada do modelo H145 com novos materiais, design aerodinâmico e tecnologias.

A grande novidade é o sistema de propulsão híbrido-elétrico, que promete reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30% comparado com uma aeronave similar convencional.

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Helicóptero híbrido possui par de motores elétricos

  • O Airbus H145 é um helicóptero bimotor capaz de levar até dez passageiros e dois pilotos;
  • O modelo a combustão atinge 260 km/h e pode voar por 560 km com o tanque cheio;
  • A aeronave também pode decolar e pousar em altitudes de até 6 mil metros;
  • A nova versão conta com um sistema que inclui um motor convencional e dois elétricos;
  • O motor convencional da Pratt & Whitney Canada é o PW210, com 1.100 cavalos de potência (mais que os 750 cavalos do irmão mais velho);
  • Os motores elétricos da Collins Aerospace terão 250 kW cada, podendo receber mais potência no futuro se necessário. A dupla será usada ​​para auxiliar na decolagem e no pouso, fornecendo torque extra.
Motor convencional possui 1.100 cavalos de potência. (Imagem: Divulgação/Airbus Helicopters)

A Airbus já começou a construir o PioneerLab em sua instalação em Donauworth, na Alemanha. O sistema de alerta de colisão de rotor (tecnologia que alerta os pilotos sobre objetos próximos aos rotores) já foi testado, e o sistema automatizado de decolagem e pouso será o próximo. Os primeiros voos de teste devem acontecer apenas em 2027.

Os motores elétricos vão auxiliar na decolagem e no pouso, fornecendo torque extra. (Imagem: Divulgação/Airbus Helicopters)

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Além do trem de força híbrido do helicóptero, a empresa europeia também desenvolverá componentes estruturais feitos de material reciclado. Novos processos de produção também serão incorporados ao projeto, todos visando criar helicópteros mais ecológicos no futuro.

O PioneerLab também será banco de testes para tecnologias projetadas para auxiliar na decolagem e no pouso.

O helicóptero híbrido da Airbus também será banco de testes para tecnologias projetadas para auxiliar na decolagem e no pouso.
O helicóptero híbrido da Airbus também será banco de testes para tecnologias projetadas para auxiliar na decolagem e no pouso. (Imagem: Divulgação/Airbus Helicopters)