A corrida espacial entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética foi um dos momentos de maior avanço tecnológico, mas também de tensão na história do planeta. E um episódio acontecido neste período chama a atenção.

Espionagem realizada pela CIA foi um sucesso

  • Os soviéticos queriam enviar uma nave espacial para colidir com a Lua.
  • E, de fato, alcançaram este objetivo em 1959.
  • Os EUA, no entanto, não podiam ficar parados diante da situação.
  • Para obter informações sobre como a União Soviética construiu os equipamentos, a Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) realizou um trabalho secreto de espionagem durante uma exposição soviética.
  • O órgão conseguiu documentar quais técnicas e tecnologias foram usadas pela União Soviética.
  • Tudo isso sem o conhecimento do país rival.
Desenho feito por equipe da CIA após espionagem de nave espacial soviética (Imagem: CIA)

Leia mais

publicidade

Chegada do homem à Lua

Como lembra uma reportagem do site Space.com, uma cópia totalmente operacional da nave soviética estava exposta no evento. A equipe da CIA aproveitou a oportunidade e fotografou todas as peças, garantindo assim acesso aos detalhes sobre o funcionamento e design do veículo espacial.

A história foi relatada em documentos oficiais da CIA que deixaram de ser confidenciais em 1995. Apesar de parecer um roteiro de filme de Hollywood, as autoridades dos EUA garantem que isso de fato aconteceu e que os soviéticos não pareciam acreditar que a cópia da nave seria alvo de espionagem.

publicidade
astronauta homem na lua (1)
Homem na Lua (Imagem: @historyhd/Unsplash)

As informações colhidas pela equipe da CIA foram fundamentais nos anos seguintes. O governo dos Estados Unidos conseguiu aperfeiçoar as tecnologias e enviar a missão Apollo 11.

Ela se tornaria histórica por representar o momento em que o primeiro homem pisou na Lua. O feito foi alcançado no dia 20 de julho de 1969 por Neil Armstrong, um engenheiro aeroespacial que se tornou um dos astronautas da missão Apollo 11.