A cidade de Nazaré, em Portugal, se tornou famosa em todo mundo por suas ondas gigantes no inverno. Durante essa estação, as ondas atingem com frequência os 15 metros.

Os melhores surfistas se direcionam para a cidade em busca das maiores ondas e de quebrar recordes.  A estação das grandes ondas em Nazaré começa em novembro e termina em fevereiro.

publicidade

Como se formam as ondas gigantes de Nazaré, em Portugal?

Mas como a costa de Nazaré tem ondas tão grandes? Não há apenas um motivo, e sim uma combinação de fatores que tornam a costa da cidade um ponto único.

O município recebe as ondas gigantes geradas nas tempestades do Oceano Atlântico, a centenas de quilômetros dali. Nessa região, há um cânion submerso, uma espécie de fissura do assoalho oceânico. O que produz as ondas na cidade portuguesa é conhecido como o famoso Canhão de Nazaré, cujo comprimento é de 230 quilômetros.  

publicidade
visão aérea de Nazaré, Portugal
Imagem de satélite de enormes ondas de sete andares quebrando na costa portuguesa (Imagem: Lauren Dauphin/NASA Earth Observatory/Landsat 8)

Leia mais:

A origem dos canhões costuma estar associada à erosão da terra provocada por um rio. No caso de Nazaré, movimentos de placas tectônicas podem ter provocado a formação geológica há milhões de anos. De acordo com o site especializado Sports Ilustrated, o canhão canaliza as ondulações diretamente para Nazaré e as amplia e intensifica.

publicidade

O papel da diferença profundidade para ondas gigantes

Ondas no mar
Imagem: shutterstock/Oskari Porkka

As ondas gigantes da praia de Nazaré também estão ligadas ao contraste dessa costa com outra praia de Portugal, a do Norte. Na praia de Nazaré está o canhão, com profundidade que varia entre 50 metros e quase 5 mil metros, enquanto a Praia do Norte é muito mais rasa. 

Por conta da profundidade de Nazaré, as ondulações que viajam sobre o Canhão de Nazaré não perdem velocidade e têm sua direção alterada. Já as ondulações que viajam perto da Praia do Norte perdem velocidade, mas a direção muda. Ambas se encontram em frente ao Farol de Nazaré, a 200 metros da praia, e formam as famosas ondas gigantes.