O Reino Unido testou, pela primeira vez, uma arma laser montada num caminhão militar. Este foi mais um passo em direção a tornar armas lasers portáteis – o que pode mudar o rumo das guerras no mundo.

Os testes do Ministério da Defesa Britânico foram conduzidos pela Raytheon UK, Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (Dstl) e Equipamento de Defesa e Suporte (DE&S). Eles ocorreram no campo de testes do Dstl em Porton Down, Wiltshire.

publicidade

Ministério de Defesa do Reino Unido testa portabilidade de arma laser

O Sistema de Armas Laser de Alta Energia (HELWS, na sigla em inglês) da Raytheon foi montado num caminhão Wolfhound e usado para atacar alvos voadores a uma distância de até um quilômetro.

De acordo com a Raytheon, o HELWS foi projetado para derrotar drones de classe 1 da Otan e já foi liberado para combate nas forças armadas dos EUA. A próxima etapa é familiarizar unidades do Exército Britânico com a nova arma laser.

publicidade
Arma laser em cima de caminhão militar no Reino Unido
Ministério da Defesa do Reino Unido testou se daria certo colocar arma laser em caminhão – e deu (Imagem: Raytheon)

Ao disparar com sucesso a primeira arma laser integrada num veículo terrestre no Reino Unido, o Dstl provou que o sistema de arma laser de alta energia da Raytheon pode rastrear, acertar e derrubar alvos enquanto montado num veículo. Agora, esperamos que o Exército Britânico experimente a arma nos próximos meses e prove que a tecnologia está pronta para o campo de batalha.

James Gray, diretor executivo e diretor geral da Raytheon UK, em comunicado publicado no site da Raytheon

Leia mais:

Armas laser podem mudar tudo nas guerras mundo afora

Lasers foram inventados na década de 1960. Desde então, têm sido vistos como uma arma potencialmente revolucionária. Entre os principais motivos, estão:

publicidade
  • Podem cortar aço;
  • Podem atingir múltiplos alvos instantaneamente;
  • Munição é potencialmente infinita;
  • Se movem à velocidade da luz;
  • Seu uso custa pouco.
Arma a laser da Austrália ao lado de soldado
Exército da Austrália testa seu modelo de arma laser (Imagem: Jacob Joseph/Exército da Austrália)

O problema: descobrir como tirar os lasers do laboratório e levá-los para o campo de batalha. Isso porque uma arma laser precisa:

  • Ser poderosa o suficiente para danificar significativamente seus alvos;
  • Travar em alvos por tempo suficiente para tiro ser certeiro;
  • Ter sistema capaz de ajustar o feixe para compensar fatores como distorções atmosféricas, neblina e poeira;
  • Ser portátil, robusta e compacta.

O desenvolvimento de lasers com combinadores de feixe que podem gerar um “canhão” tem tornado este tipo de arma cada vez mais prático. Agora, não se discute tanto sobre como desenvolver uma arma laser, mas sim como colocá-la em plataformas militares. E parecem ter encontrado um jeito no Reino Unido.