Um hipopótamo macho adulto pode chegar a cinco metros de comprimento e pesar impressionantes 1.800 kg. Mesmo sendo tão grande e pesados, estes animais podem atingir velocidades máximas de 25 km/h. E um novo estudo revela que eles até conseguem “voar” durante pequenos períodos de tempo.

Hipopótamos se locomovem de forma diferente

  • A descoberta foi feita por pesquisadores que estudavam a forma de se locomover dos hipopótamos.
  • Segundo eles, os animais conseguem mover todas as quatro patas para frente ao mesmo tempo, movimento conhecido como trote no mundo animal.
  • Isso é diferente do que fazem, por exemplo, os elefantes.
  • De acordo com o estudo, publicado na revista PeerJ, “os hipopótamos basicamente apenas trotam” e “fazem isso em toda a sua faixa de velocidade, o que é incomum para os animais”.
Hipopótamos conseguem mover todas as quatro patas para frente ao mesmo tempo (Imagem: PhotocechCZ/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Capacidade de permanecer no ar

Mas o que mais impressionou a equipe de cientistas é a capacidade dos hipopótamos “voarem” durante os passos. O estudo confirmou que os animais conseguem ficar fora do chão por 0,3 segundos, uma quantidade bastante grande de tempo, considerando que eles dão até três passos por segundo.

Para examinar o movimento destas criaturas, os pesquisadores analisaram imagens de animais em um zoológico na Inglaterra e outros documentados no YouTube. De acordo com os pesquisadores, os hipopótamos realmente têm a capacidade de permanecer no ar.

publicidade
Animais conseguem ficar fora do chão por 0,3 segundos (Imagem: Henk Bogaard/Shutterstock)

Ainda segundo os cientistas, estas criaturas provavelmente usam seus membros como molas e armazenam energia nos tendões. Isso significa que eles têm maiores capacidades atléticas do que os elefantes.

Mas decolar durante a corrida também tem suas desvantagens. O movimento sobrecarrega os membros e os músculos, e também faz com que os hipopótamos não possam reagir ao ambiente durante o tempo que estão no ar.

publicidade

Muitos animais “voam” quando se movem a toda velocidade, mas raramente trotam por causa da tensão exercida sobre os membros. Os hipopótamos, no entanto, podem ter evoluído porque têm membros curtos e corpos largos, que se tornariam instáveis caso se locomovessem de outra forma. O trote, por outra lado, distribui o peso uniformemente.