Informações exclusivas da Reuters alegam que a Meta deverá ser atingida em poucas semanas com sua primeira multa antitruste da União Europeia, por vincular seu marketplace ao Facebook.

As alegações são de que, ao vincular o Facebook Marketplace à sua rede social, a Meta abusou de seu domínio no mercado de anúncios classificados.

publicidade

Como parte da próxima ordem, prevista para ser emitida nos próximos meses, os reguladores da Comissão Europeia também poderão fazer a Meta criar uma versão separada da sua plataforma de anúncios classificados, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Isso permitiria que os usuários fizessem login no Facebook Marketplace sem precisar passar pela plataforma de mídia social.

publicidade

Rigidez da UE contra Meta e Facebook aumenta

  • As autoridades antitruste da União Europeia também já preparam para aplicar regras da Lei dos Mercados Digitais, aprovada nos últimos meses
  • O plano é forçar o Facebook a deixar de utilizar dados de plataformas de anúncios rivais para competir contra elas.
  • A Meta corre o risco de uma multa potencial de até 10% das suas vendas anuais – embora as sanções da União Europeia raramente atinjam esse nível.
meta
Multa antitruste que a Meta vai sofrer ainda terá seu valor definido – Imagem: Koshiro K/Shutterstock

Leia mais:

Um porta-voz da Meta disse que as afirmações feitas pela comissão não têm fundamento, mas a organização continua a trabalhar de forma construtiva com os reguladores sobre o assunto. Um porta-voz da União Europeia não quis comentar.

publicidade

No ano passado, a Meta tentou interromper a investigação da União Europeia, restringindo o uso de dados de publicidade de concorrentes no Facebook Marketplace, mas esta concessão foi rejeitada pelo responsável pela aplicação da lei europeia.

União Europeia
A União Europeia não tem aliviado nas regulamentações contra a Meta – Imagem: Ivan Marc/Shutterstock