O C-390 tem foco em trazer alta tecnologia associado com alto desempenho. (Imagem: Embraer)
A Embraer oficializou nesta semana a venda de nove aviões cargueiros militares C-390 Millennium para os governo da Holanda e da Áustria. Os dois países já tinham escolhido o modelo brasileiro para substituir frotas antigas de Hércules C-130, da Lockheed Martin, mas o acordo ainda não tinha sido finalizado.
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A Embraer trabalha atualmente para aumentar a produção do avião militar. A linha de produção do C-390 foi planejada para 18 aeronaves, mas este ano estão sendo entregues quatro aviões e no ano que vem serão mais seis.
O cargueiro é o maior da Força Aérea Brasileira e o principal produto da divisão de Defesa da empresa. O projeto de desenvolvimento do modelo começou em 2009 e contou com a colaboração da própria FAB.
O C-390 é um avião de transporte militar tático. A aeronave pode transportar e lançar cargas e tropas, além de realizar reabastecimento aéreo, busca e resgate, e combater incêndios florestais.
O modelo é equipado com turbinas a jato e alcança uma velocidade de 850 km/h. Se decolar de Brasília, ele consegue chegar a qualquer capital brasileira sem escalas, carregando sua capacidade máxima de 23 toneladas de carga.
O compartimento de carga, com seus 18,54 metros de comprimento – um pouco maior que uma quadra de vôlei – 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura, acomoda equipamentos de grandes dimensões, blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.
Além disso, ele transporta 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica, ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de julho de 2024 11:39