A Ford oficializou o fim da linha para o Fiesta em julho de 2023. O compacto foi um dos modelos mais populares da montadora e deixou a sua marca por onde passou nos seus 47 anos de estrada, com mais de 18 milhões de unidades vendidas globalmente.

A boa notícia é que o modelo pode voltar como carro elétrico de baixo custo, segundo informações do portal britânico Autocar.

publicidade

Ford Fiesta elétrico pode chegar em 2026

  • A Ford planeja lançar carros elétricos baseados em uma nova plataforma a partir de 2026;
  • Os modelos serão compactos e mais baratos;
  • Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla, é um dos envolvidos no projeto;
  • O primeiro automóvel elétrico de baixo custo da Ford chega ao mercado americano entre o fim de 2026 e início de 2027, revelou Marin Gjaja, diretor de operações da divisão de modelos elétricos da Ford.
  • Ainda não foi revelado qual será o primeiro modelo, mas tudo aponta que o Fiesta será parte da família, já que se trata de um automóvel muito importante para a montadora americana em questão de vendas globais.
Ford Fiesta
Ford Fiesta pode voltar como carro elétrico em 2026. (Imagem: Divulgação/Ford)

Leia mais:

Vale mencionar que a equipe responsável pelos próximos carros elétricos compactos da Ford conta com 300 pessoas, incluindo engenheiros de gigantes do segmento, como Tesla e Rivian, além de ex-engenheiros da Apple, que desistiu de lançar o seu próprio veículo, e até especialistas que trabalharam na Fórmula 1. Indicando que a Ford está investindo alto na nova plataforma para automóveis a bateria.

publicidade
Última geração do Fiesta tinha versões híbridas e até configuração turbinada de 200 cavalos. (Imagem: Divulgação/Ford)

Por enquanto isso é tudo o que foi revelado até aqui. O diretor da divisão de elétricos da Ford acrescentou que os modelos terão baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de baixo custo e visual diferente do convencional.

O Fiesta chegou ao Brasil em 1995 importado da Espanha e saiu de linha em 2019. (Imagem: Divulgação/Ford)

Com informações do Autocar.