A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registrou um terremoto de baixa intensidade na cidade de Barueri, na Grande São Paulo. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (29) e teve uma magnitude de 2,4 graus na escala Richter.

Tremor não causou maiores danos

O abalo sísmico também foi sentido em outras cidades, como Osasco e Carapicuíba, além do bairro de Pinheiros, na capital do estado. Não houve registro de pessoas feridas ou de danos estruturais.

publicidade

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, não foi possível estimar a profundidade do tremor de terra, mas possivelmente ele tenha ocorrido entre 0 e 10 km.

https://www.instagram.com/p/C-C8n-qOWHb

publicidade

Além disso, muito provavelmente o terremoto tenha sido causado por grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre, ou seja um fenômeno natural. Apesar disso, não está descartada a possibilidade do abalo sísmico ter sido resultado da atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na Grande São Paulo.

Leia mais

terremoto
Tremor de terra ocorreu na tarde desta segunda e teve uma magnitude de 2,4 graus na escala Richter (Imagem: MuhsinRina/Shutterstock)

Fenômenos não são raros no Brasil

  • O Centro de Sismologia da USP alerta que tremores de terra de baixa magnitude são registrados toda a semana no Brasil.
  • Estes abalos dificilmente são sentidos ou relatados por moradores das regiões atingidas.
  • O impacto depende de inúmeros fatores, como profundidade, densidade populacional e magnitude.
  • Também neste mês de julho, moradores de São Paulo sentiram os efeitos de um forte terremoto de 7,3 graus de magnitude que atingiu o Chile.
  • O epicentro foi próximo ao deserto do Atacama.