Google Maps e Waze ganham novos recursos que te darão mais segurança

O Maps terá recursos que no Waze já são usados, mas o Google garante que os aplicativos continuam separados
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 31/07/2024 16h03, atualizada em 02/08/2024 20h26
maps
Imagem: Koshiro K/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou em um post de seu blog que está atualizando seus dois aplicativos de navegação – Google Maps e Waze – com uma série de novos recursos, incluindo algumas mudanças que aproximam os dois.

O Google Maps está terá recursos que combinam as funções do Waze, que permite aos motoristas relatar acidentes, condições de trânsito e outros incidentes.

Esses incidentes relatados pelas comunidades que usam os aplicativos permitirão que os motoristas se mantenham informados sobre as próximas condições das estradas para que pudessem antecipá-las e tomar medidas de evitar vias com problemas.

O Waze é amplamente usado exatamente por esse motivo: ele permite que os motoristas identifiquem vias fechadas, radares de velocidade, acidentes e outros incidentes em seu trajeto.

Pode parecer que o Waze e o Google Maps estão entrando em conflito por terem os mesmos recursos, mas os dois aplicativos continuam separados.

Leia mais:

google maps
Google Maps terá relatórios de incidentes e a capacidade de ver entradas de edifícios e estacionamentos próximos – Foto: Runrun2/Shutterstock

O chefe de produto do Google Maps, Can Comertoglu, disse em uma coletiva de imprensa na última terça-feira (30) que os usuários do Waze são muito dedicados.

“Eles preferem algumas das coisas que o Waze faz ao Google Maps, e sabemos que o inverso também é verdadeiro.” O Waze tem mais de 500 mil colaboradores, segundo o diretor do aplicativo, Tim Queenan.

O Google Maps também ganhará novas orientações de destino que identificarão a entrada de um edifício conforme você se aproxima dele.

O recurso identificará o edifício exato para o qual você está navegando, destacando-o em vermelho, com um indicador verde apontando para a entrada principal do edifício. Também foi adicionada uma ferramenta para mostrar estacionamentos próximos.

O relatório aprimorado de incidentes está sendo implementado agora no Google Maps no Android, iOS, carros com Google integrado e Android Auto e Apple Carplay, enquanto a orientação de destino será lançada “nas próximas semanas”.

O Waze não fica para trás, e também terá novos recursos para chamar de seu. Os usuários agora podem relatar novos tipos de câmeras de trânsito, como aquelas que disparam se há alguém dirigindo nas faixas de ônibus ou as que verificam os cintos de segurança e se o motorista está enviando mensagens de texto e dirigindo.

Waze aproveita Olimpíadas para lançar novidade

  • O Waze também tem uma nova experiência dedicada para informações de eventos que podem informar sobre bloqueios de estradas devido a acontecimentos na área, como uma maratona, um concerto ou um evento esportivo.
  • O novo recurso será lançado com os Jogos Olímpicos de 2024 e também em eventos futuros.
  • Usuários receberão uma notificação após o primeiro fechamento de uma estrada para um evento próximo ao trabalho, endereço residencial ou algum lugar que o motorista dirigiu recentemente.
Waze
Waze receberá mais alertas de câmera e avisos sobre eventos futuros (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.