A Meta quer incorporar vozes de celebridades num assistente chamado MetaAI. É como colocar aquele recurso divertido do Waze na Siri da Apple, por exemplo. Atualmente, a empresa negocia vozes de Awkwafina, Judi Dench e Keegan-Michael Key, entre outras celebridades de várias agências de Hollywood.

As negociações começaram e pararam várias vezes, pois ambas as partes não conseguem concordar com os termos de uso, segundo a Bloomberg. Por ora, os dois lados chegaram a um acordo sobre um limite de tempo.

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Isso significa que qualquer voz gravada pela empresa só pode ser usada por um período determinado. Mas acordos com os atores poderiam ser renovados ou estendidos.

A ideia da Meta é gravar as vozes e garantir o direito de usá-las em tantas situações quanto possível em plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e até nos óculos inteligentes desenvolvidos em parceria com a Ray-Ban.

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Meta quer colocar vozes de famosos em IA no Facebook, Instagram, WhatsApp (Imagem: Ink Drop/Shutterstock)

Sindicato de artistas negocia com a Meta para a big tech usar vozes de famosos na sua IA

Embora o SAG-AFTRA (sindicato de artistas do audiovisual nos EUA) tenha chegado a um acordo com a Meta sobre os termos, ainda se negocia limites mais estritos para o uso das vozes dos famosos.

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Acordo para colocar vozes de celebridades em IA pode custar milhões de dólares para a Meta (Imagem: Skorzewiak/Shutterstock)

Sob esses termos, uma empresa terá que pagar aos atores e obter seu consentimento antes de poder usar sua semelhança gerada por IA. Se a Meta fechar o acordo com atores, poderá pagar milhões de dólares em taxas a eles.

Segundo o New York Times, a big tech corre para finalizar acordos antes de sua conferência Connect, agendada para setembro de 2024. Isso porque a Meta planeja lançar uma série de produtos de IA. E vozes de famosos costumam ganhar o coração (e interesse) do público.