Ainda estamos vivendo os Jogos Olímpicos de Paris, mas peço licença para falar sobre a Copa do Mundo de futebol. A Fifa, o órgão máximo da modalidade, acaba de publicar os dossiês das candidaturas às sedes do evento em 2030 e 2034. Sim, já sabemos onde serão realizadas essas próximas edições.

A Copa de 2030 ocorrerá em impressionantes 6 países! Falarei mais sobre eles na sequência. Antes, porém, quero destacar a sede dos jogos de 34. A Arábia Saudita promete entregar o torneio mais tecnológico da história.

publicidade

Leia mais

O país apresentou um plano no qual afirma que vai promover os jogos em apenas cinco cidades – somente a capital Riad terá 8 arenas.

publicidade

Ao todo serão 15 estádios, sendo oito construídos do zero, com entrega prevista para até 2032. O mais extraordinário deles fica em Neom, uma cidade planejada que ainda nem existe.

O megaprojeto tem um orçamento de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,5 trilhões de reais). A ideia é que seja uma cidade vertical, com edifícios muito altos e espelhados. O local deve usar 100% de energia renovável.

publicidade
Projeto saudita mostra a cidade de Neom desse jeito: espetacular! – Imagem: Reprodução/Saudi Vision 2030

Todas as imagens mostram que Neom será, de longe, a cidade mais tecnológica do mundo. O mesmo pode ser dito do estádio de futebol dentro dela.

Estádio de Neom ou de Cyberpunk?

  • Cyberpunk 2077 é um jogo de mundo aberto que se passa num universo fictício e distópico.
  • Quem já jogou sabe do que eu estou falando: o estádio de Neom é a cara do game.
Para quem não conhece, o mundo de Cyberpunk tem essa carinha acima – Imagem: Reprodução/CD Projekt Red
  • Para começar, a arena ficará a 350 metros de altura.
  • Toda a cidade, aliás, está suspensa e muito distante do chão.
  • As fotos mostram que o teto do local será bem diferente de tudo que você já viu, com várias formas poligonais criando uma espécie de colmeia lá em cima.
  • E essas formas geométricas serão feitas de espelhos, dando um efeito único para o centro de eventos.
  • O Neom Stadium poderá comportar 46 mil pessoas e “funcionará inteiramente com energia renovável, gerada principalmente por fontes eólica e solar”.
  • Como já dissemos, a construção deve terminar em 2032.
  • Não há informações de quanto o estádio vai custar (mas será muito dinheiro).
  • Receber a Copa do Mundo de 2034, aliás, faz parte de um grande plano da Arábia Saudita para diversificar a sua economia.
  • Isso inclui o futebol, o esporte mais popular do país.

As 6 sedes da Copa de 2030

Voltando a falar sobre o evento esportivo em si, os locais tanto de 2030 como de 2034 já foram definidos porque as candidaturas apresentadas foram únicas. Ou seja, não houve competição e a Fifa já bateu o martelo sobre as sedes.

publicidade

Em 2030, o principal país a receber a Copa do Mundo será a Espanha, que apresentou uma candidatura conjunta com Portugal e Marrocos.

Na Espanha, as cidades que receberão as partidas serão: Barcelona, Bilbao, Coruña, Las Palmas, Madri, Málaga, San Sebastián, Sevilla e Zaragoza. Em Portugal, apenas Lisboa e Porto cederão estádios. E no Marrocos, os jogos ocorrerão em Tanger, Fez, Rabat, Casablanca, Marrakesh e Agadir.

Os outros 3 países que vão participar da Copa serão Argentina, Uruguai e Paraguai. O estádio Centenário, em Montevidéu, será palco da abertura e de uma partida. Ao todo, 3 jogos ocorrerão no nosso continente.

Veja como assistir à cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022, no Qatar
A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do mundo, e já sabemos onde acontecerão as próximas 3 edições do evento – Imagem: Nomi2626 / Shutterstock

A Fifa decidiu fazer uma homenagem à América do Sul. Isso porque, em 2030, a Copa do Mundo completará 100 anos de existência. A ideia é levar o evento de novo para onde tudo começou: no Uruguai.

Lembrando que antes dessas duas Copas ainda haverá a edição de 2026, que terá como anfitriões Estados Unidos, Canadá e México.

Isso tudo de países e de sedes só será possível porque, a partir de 26, a competição contará com 48 seleções e não mais 32.

As informações são do The Verge.