Cofundador da OpenAI vai sair para startup rival

John Schulman, que ajudou Sam Altman a criar a OpenAI, anunciou que está saindo para trabalhar na Anthropic
Leandro Costa Criscuolo06/08/2024 13h47
openAI
Imagem: TY Lim/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O cofundador da OpenAI, John Schulman, disse em um post no X (Twitter) na última segunda-feira (05) que deixará a empresa que criou o ChatGPT para se juntar à Anthropic, uma startup de inteligência artificial com financiamento da Amazon.

A mudança ocorre menos de três meses depois que a OpenAI dissolveu a equipe de superalinhamento, um grupo que se concentrava em tentar garantir que as pessoas pudessem controlar sistemas de IA que excedem a capacidade humana em muitas tarefas.

Schulman foi co-líder da equipe de pós-treinamento da OpenAI que refinou modelos de IA para o ChatGPT e uma interface de programação para desenvolvedores terceirizados, de acordo com uma biografia em seu site.

Em junho, a OpenAI disse que Schulman, como chefe da ciência de alinhamento, se juntaria a um comitê de segurança e proteção que apoiaria o conselho. Schulman só trabalhou na OpenAI desde que recebeu o seu doutorado em ciência da computação em 2016 pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Ele disse não estar saindo por falta de apoio para novos trabalhos em sua área na OpenAI. “Pelo contrário, os líderes das empresas têm estado muito empenhados em investir nesta área”, afirmou.

Leia mais:

Anthropic já havia levado outro ex-OpenAI

  • Os líderes da equipe de superalinhamento, Jan Leike e o cofundador da empresa, Ilya Sutskever, deixaram a OpenAI este ano.
  • Leike também ingressou na Anthropic, enquanto Sutskever disse que estava ajudando a iniciar uma nova empresa, a Safe Superintelligence Inc.
  • Desde que os membros da equipe da OpenAI estabeleceram a Anthropic em 2021, as duas jovens empresas sediadas em São Francisco têm lutado para ter os modelos de IA generativos de melhor desempenho.

Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI, respondeu ao post em que Schulman anuncia sua saída, agradecendo pela trajetória do amigo na sua startup.

“Obrigado por tudo que você fez pela OpenAI! Você é um pesquisador brilhante, um pensador profundo sobre produtos e sociedade e, principalmente, um grande amigo para todos nós. Sentiremos muita falta de você e deixaremos você orgulhoso deste lugar”, afirmou Altman.

Também na segunda-feira, Greg Brockman, outro cofundador da OpenAI e seu presidente, anunciou que tiraria um período sabático pelo resto do ano.

“Estou tirando um período sabático até o final do ano. Primeira vez para relaxar desde a co-fundação da OpenAI, há 9 anos. A missão está longe de estar concluída; ainda temos um AGI seguro para construir”, disse Brockman.

OpenAI
A OpenAI se despediu de um de seus cofundadores nesta semana – Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.