Uma descoberta arqueológica surpreendente pode estar escondida sob o Templo do Complexo Mahabodhi, em Bodh Gaya, no estado indiano de Bihar, um dos locais mais sagrados do budismo. Imagens de satélite revelaram possíveis estruturas enterradas na área, segundo uma reportagem da agência de notícias PTI, que foi amplamente divulgada por veículos locais, como o site The Hindu.

O Templo Mahabodhi é venerado como o local onde Buda teria alcançado a iluminação, o que o torna um importante destino de peregrinação. Harjot Kaur Bamhrah, secretário-chefe adjunto do Departamento de Arte, Cultura e Juventude da Índia, informou que o estudo revelou evidências significativas de tesouros arqueológicos sob o solo do templo e de seus arredores. Segundo ele, imagens de observação da Terra obtidas por satélite, indicam a existência de um “alinhamento de estruturas ao norte do templo, enterradas no subsolo”.

publicidade
O Templo do Complexo Mahabodhi é um dos seis locais sagrados ligados à vida de Buda, conforme reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Crédito: Kasbah – Shutterstock

Leia mais:

Entre essas estruturas, as imagens sugerem a presença de um mosteiro, possivelmente cercado por um fosso e assentamentos, que teria sido erguido séculos atrás e atualmente se encontra soterrado. Embora o estudo ainda esteja em andamento e não tenha sido revisado por pares ou publicado, a pesquisa levanta expectativas sobre novas descobertas no local.

publicidade

O Complexo do Templo Mahabodhi, que hoje é dominado por uma estrutura de 55 metros de altura, é considerado um dos primeiros templos budistas de tijolos ainda de pé na Índia. Datado dos anos 500 ou 600, o templo é cercado por um descendente da árvore Bodhi original, sob a qual Buda teria meditado e alcançado a iluminação. 

Esse complexo é um dos seis locais sagrados ligados à vida de Buda, conforme reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

publicidade
Entrada do Complexo Mahabodhi, que pode esconder um tesouro arquológico sob a estrutura do templo principal. Crédito: Amnat Phuthamrong – Shutterstock

Imagens captadas por satélite serão divulgadas com a publicação da descoberta

Conduzida por M. B. Rajani, do Instituto Nacional de Estudos Avançados (NIAS), em Bangalore, a pesquisa conta com a colaboração da Universidade de Cardiff. Questionada pelo site Space.com sobre as imagens de satélite, a instituição informou que a equipe está preparando um artigo para publicação e que os registros serão compartilhados quando o estudo for divulgado oficialmente. 

Não foi revelado quais satélites foram usados para obter as imagens, mas é comum que arqueólogos utilizem dados de arquivo ou de código aberto para reduzir os custos de pesquisa.

publicidade

O estudo também explora as viagens de Xuanzang, um monge budista do século 7, que peregrinou da China até a Índia em busca de escrituras sagradas. Durante essa jornada, Xuanzang visitou o Templo Mahabodhi. Seus relatos tiveram um impacto duradouro no desenvolvimento do budismo na China e influenciaram significativamente a arqueologia na Índia. Alexander Cunningham, um engenheiro britânico do século 19, inspirou-se nas descrições de Xuanzang para realizar escavações no país, lançando as bases para a Pesquisa Arqueológica da Índia.

À medida que as investigações prosseguem, as possíveis descobertas podem trazer novas luzes sobre o passado profundo e espiritual deste local sagrado, continuando a atrair a atenção de arqueólogos e devotos de todo o mundo.