A guerra entre Rússia e Ucrânia já se estende por quase dois anos e meio, sem que haja qualquer perspectiva de finalização do conflito. Os ucranianos seguem pedido ajuda de aliados e poderão contar, em breve, com cães-robôs na frente de batalha.

Robôs podem se levantar, agachar, pular e até correr

  • Silenciosos e ágeis, estes dispositivos já são utilizados em missões de alto risco, como inspecionar trincheiras russas ou detectar minas.
  • A promessa, no entanto, é que eles possam passar a atuar também na frente de batalha.
  • Em uma recente demonstração realizada em um local da Ucrânia mantido sob sigilo, robôs BAD One seguiram comandos de um operador através do controle remoto.
  • Eles mostraram ser capazes de se levantar, agachar, pular e até correr.
  • As informações são do G1.
Cão-robô pode desempenhar várias funções no campo de batalha (Imagem: YouTube/CCTV)

Leia mais

publicidade

Equipamentos vão liberar solados ucranianos na guerra

Os cães-robôs são capazes de atuar em diferentes tarefas no campo de batalha. Além disso, podem ser usados para entregar munição e medicamentos em pontos críticos. A bateria deles tem autonomia entre duas e três horas.

A ajuda é muito bem-vinda, uma vez que o exército ucraniano enfrenta um grave problema de escassez de tropas para enfrentar os russos. Segundo Kiev, os soldados humanos estão envolvidos em missões de reconhecimento que são, em sua maioria, de alto risco.

Imagem-conceito relativa à nota sobre bloqueio da Rússia à internet na Ucrânia
Guerra entre Rússia e Ucrânia já dura dois anos e meio (Imagem: Tunasalmon/Shutterstock)

Dessa forma, os cães podem ser importantes para liberar estas tropas para outras atividades, diminuindo também o número de baixas nas fileiras ucranianas. As autoridades do país afirmam que não podem revelar quando e para onde vão mobilizar os robôs, mas garantem que eles terão um impacto significativo nas operações militares. Basta saber se o novo aliado pode mudar os rumos desta longa guerra.