Você sabe o que são “estrelas variáveis”? Descubra no Olhar Espacial

Uma estrela variável está prestes a ter um pico de explosão – e o Olhar Espacial revela tudo sobre o evento raro e esse tipo de astro
Flavia Correia09/08/2024 12h47
estrela-variavel-1920x1080
Representação artística de uma estrela variável. Crédito: Raymond Cassel - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Existem vários tipos de estrelas na Via Láctea e em todo o Universo ao nosso redor – anãs brancas, anãs marrons, gigantes vermelhas, supergigantes azuis e estrelas de nêutrons são alguns exemplos. 

Entre esses “adornos” que embelezam o céu, há um tipo peculiar: as estrelas variáveis. Elas são chamadas assim, basicamente, porque sua luminosidade varia em uma escala de tempo menor que 100 anos.

Uma dessas estrelas variáveis tem se destacado na mídia nos últimos meses. Trata-se da T Coronae Borealis, que tem uma explosão de brilho prevista para acontecer até setembro, a cerca de três mil anos-luz da Terra. A ocasião deve proporcionar aos astrônomos e amantes da observação espacial uma chance rara de testemunhar esse tipo de fenômeno – como se uma nova estrela despontasse no céu. 

Imagem conceitual da explosão de brilho que marca o surgimento da nova T Coronae Borealis, um evento que acontece a cada cerca de 80 anos. Crédito: Centro Espacial Goddard/NASA

Para saber mais sobre esse evento e as estrelas variáveis em geral, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (9), que vai receber Niercey Charleaux Justino, astrônomo amador e observador de estrelas variáveis no campo visual e fotométrico.

O convidado desta sexta-feira (9) do Programa Olhar Espacial é o astrônomo amador Niercey Charleaux Justino. Crédito: Arquivo pessoal

Leia mais:

Apaixonado por astronomia desde a infância, quando ganhou uma pequena luneta de presente, Justino concluiu os módulos do curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do Clube de São Paulo em 2015 e posteriormente o curso de Astrofísica básica oferecido pelo grupo Alfa Crucis.

Formado em Licenciatura em Matemática na Universidade Metropolitana de Santos, trabalha na área da educação lecionando em Matemática e Física no Ensino Médio em escola pública e privada. Atualmente, é coordenador voluntário da comissão de estrelas variáveis do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP) e da União Brasileira de Astronomia (UBA)

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.