Você já ouviu falar nos “Kia Boyz”? Esse é um dos episódios mais surreais da Segurança Pública dos Estados Unidos nas últimas décadas. O caso ganhou repercussão nacional e mexeu com duas das maiores montadoras de carros do mundo.

A crise começou na pandemia de Covid-19. Alguns mascarados começaram a postar vídeos no TikTok ensinando a roubar veículos da Kia e da Hyundai, como o Soul e o Elantra.

publicidade

E não eram furtos comuns. Eles acabaram ficando famosos por dois motivos: os bandidos eram todos adolescentes e os roubos eram muito simples – às vezes, os criminosos usavam apenas um cabo USB para burlar a segurança dos carros.

Leia mais

publicidade

Isso acontecia por que muitos modelos Hyundai e Kia fabricados entre 2015-2019 não têm os chamados imobilizadores eletrônicos.

São ferramentas que impedem que possíveis ladrões simplesmente arrombem e ignorem a ignição. O recurso é equipamento padrão em quase todos os veículos do mesmo período feitos por outros fabricantes. Mas não dessas duas marcas.

publicidade

O resultado foram centenas de roubos no país e um acordo de US$ 200 milhões de dólares que as montadoras tiveram de assinar com os clientes.

Em paralelo a isso, as empresas fizeram um recall para atualização do software antirroubo. E, segundo os dados mais recentes, a iniciativa deu certo.

publicidade
Ícone do TikTok com carros da Hyundai ao fundo
Desafio no TikTok virou questão de segurança nacional nos Estados Unidos – Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital

Números de ocorrências caiu bastante

  • Informações do Highway Loss Data Institute (HLDI) mostram que a atualização de software reduziu as taxas de roubo em mais da metade.
  • As montadoras começaram a implementar a atualização em fevereiro de 2023 e dizem que mais de 60% dos veículos elegíveis foram atrás da correção.
  • A HLDI informa que os chamados de roubo relacionados a esses veículos caiu em 64%.
  • A atualização teve como objetivo estender a duração do som do alarme de 30 segundos para um minuto e exigir uma chave na ignição para ligar o veículo.
  • Nos vídeos, a pessoa removia a tampa de plástico que envolve a coluna de direção e, com a ajuda do cabo USB, fazia algumas ligações, dando partida no carro.
  • Com a atualização, o carro não liga sem a chave certa no contato.

Muita estrada pela frente

Apesar da queda das ocorrências, o mesmo instituto afirma que as taxas de roubo continuam altas em relação a outras marcas.

Além disso, a polícia ainda registra um número elevado de chamados de vandalismo relacionados à Kia e à Hyundai.

kia
Kia e Hyundai têm um trabalho hoje de contenção de danos para a imagem nos EUA – Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock

Eles explicam que os criminosos continuam tentando praticar o furto, mas quando percebem que o carro não dá mais partida, eles simplesmente depredam o veículo. De raiva mesmo.

Esse é o preço que as duas montadoras terão de pagar por um bom tempo. A fama continuará existindo – e as redes sociais estão aí para prolongar o efeito. Enquanto isso, a tendência é que tanto a Kia como a Hyundai experimentem uma queda nas vendas no país.

Aos proprietários brasileiros, por aqui esse desafio do TikTok não pegou.

As informações são do The Verge.