Híbridos e elétricos superaram carros a gasolina na China pela primeira vez

Em julho, os veículos elétricos ou híbridos foram a maioria em vendas mensais na China, acima dos carros movidos a combustível
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 13/08/2024 05h50
china
Imagem: RaffMaster/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A China é o maior mercado de automóveis do planeta, e as tendências que surgem por lá costumam afetar diretamente outras áreas do mundo no ramo da comercialização de veículos. Dessa vez, os carros híbridos e elétricos foram pela primeira vez, em julho, responsáveis por mais da metade das vendas no país.

Segundo a Reuters, a China Passenger Car Association (CPCA) afirma que um recorde de 50,7% do total de veículos novos vendidos na China no mês de julho eram “Veículos de Nova Energia” (NEV), ou seja, híbridos plug-in e veículos elétricos. Isto representa um aumento de 28,6% em relação a junho, com um salto de 14,4% nos carros completamente elétricos.

Incentivos do governo chinês impulsionaram vendas

  • Grande parte da razão para um aumento tão grande e repentino tem a ver com incentivos governamentais.
  • No final de julho, o governo chinês anunciou que os incentivos para carros elétricos dobrariam para 20 mil yuans, e seriam retroativos a abril, quando foram originalmente anunciados.
  • Além disso, muitas cidades chinesas reduziram as restrições à compra de novos veículos, implementadas para reduzir as emissões e limpar o ar nas cidades congestionadas.
  • Cidades como Pequim expandiram a quota de veículos híbridos e elétricos em 20 mil.
Público chinês tem adotado cada vez mais os veículos elétricos – Imagem: buffaloboy/Shutterstock

Leia mais:

O rápido aumento nas vendas de carros elétricos pode ser atribuído apenas ao fato de os incentivos serem ótimos para serem ignorados pelos consumidores, mas ainda resta saber se os números vistos em julho vão se manter para próximos meses ou anos.

No entanto, o registro do último mês mostra o quanto os clientes estão dispostos a comprar veículos elétricos na China, dadas as circunstâncias certas, o que poderá influenciar os tipos de veículos, tecnologias e plataformas em que os fabricantes de automóveis investem.

Marcas chinesas como a BYD seguem aumentando suas vendas de carros elétricos – Imagem: Karolis Kavolelis/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.