Para quem não se lembra, o formato dos Stories existe há mais de uma década e nasceu com o Snapchat, que nunca chegou a ser um fenômeno aqui no Brasil.

Os vídeos curtos, por outro lado, se mostraram um dos maiores acertos das redes sociais. O TikTok se fez a partir desse princípio. O Instagram veio esteira do sucesso do concorrente, e hoje virou uma plataforma quase feita inteiramente dessas pequenas gravações.

publicidade

Leia mais

Mas não só esses dois. O Facebook também possui um Stories para chamar de seu. Assim como o YouTube e seus Shorts. E, como informamos aqui no Olhar Digital, até mesmo a Twitch se rendeu e lançou um formato parecido no ano passado.

publicidade

Inicialmente, a plataforma popular entre os gamers permitia apenas a publicação de fotos e textos dentro desse recurso. A partir de agora, porém, a empresa abriu também para vídeos de até um minuto de duração.

Como vai funcionar

  • De acordo com a Twitch, “no período de lançamento do recurso, somente Parceiros e Afiliados com pelo menos uma transmissão de 45 minutos ou mais nos 30 dias anteriores poderão criar stories”.
  • Além disso, alguns streamers também poderão publicar stories somente para seus inscritos, desde que estejam qualificados para essa opção.
  • A empresa explica que esses vídeos curtos só poderão ser vistos por seguidores dos canais.
  • Os vídeos de até 60 segundos poderão ser gravados dentro do próprio aplicativo ou poderão ser baixados do rolo da câmera do celular.
Montagem com capturas de tela de stories na Twitch
Os Stories da Twitch poderão receber vídeos a partir de agora – Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital
  • Uma diferença da Twitch para outras plataformas é que o Story dela dura 48 horas e não 24, como é o caso da rede social da Meta.
  • A Twitch vê o novo recurso como uma forma de elevar a interação dos streamers com os seus espectadores.
  • Normalmente, os usuários costumam acessar a rede social quando estão no PC apenas.
  • Com o novo recurso, a plataforma aposta na utilização mais frequente também quando eles estiverem em movimento, a partir de seus smartphones.

Uma jogada de mercado

A permissão para publicação de vídeos também tenta pegar uma fatia de streamers que hoje se veem “obrigados” a publicar esse tipo de conteúdo em outras plataformas.

publicidade

Por exemplo: um streamer famosinho na Twitch não consegue postar um vídeo na própria rede chamando para uma live. Ele faz isso no Instagram ou no TikTok. A empresa quer tenta mudar esse costume.

Além disso, aposta na alimentação frequente da nova ferramenta com vídeos de bastidores e da rotina dessas pessoas, assim como funciona nas outras redes sociais.

publicidade
Twitch
A rede social das lives se tornou extremamente popular entre os gamers mais jovens – Imagem: afastockbr/Shutterstock

Se vai dar certo? Olha, eu duvido muito que alguém que viva disso vai passar a publicar Stories somente na Twitch. Quanto mais gente um influenciador alcançar, melhor. Ou seja, a tendência é que ele continue usando o Insta e o TikTok.

Mas vale dar uma conferida. Só tomando aquele cuidado de sempre: se não prestar atenção, você pode ficar uma hora sem parar assistindo a esses vídeos. E sem perceber…

As informações são do Tech Crunch.