Uma pesquisa do Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que, nos últimos 12 meses, os brasileiros foram alvo de 4.678 casos do chamado “golpe do 0800″ por hora.

A fraude também tem outros dois apelidos: golpe da confirmação de compra e golpe da falsa central de atendimento e envolve comunicação (via mensagem ou ligação telefônica) na qual o golpista se passa por funcionário de alguma empresa e tenta convencer a vítima a comprar algo ou a transferir dinheiro.

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Quando falamos desse tipo de crime envolvendo transferência de dinheiro ou boleto falso, via app ou ligação, foram 4,5 mil tentativas.

Nesta situação, o fraudador finge ser funcionário de um banco e tenta confirmar uma tentativa de compra, ou transferência de dinheiro (costuma ser de alto valor) e induzem a vítima a fornecer dados de sua conta. Dessa forma, ele pode efetuar transferências e lesar a vítima.

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Homem com uma mão no rosto e, na outra, segurando um cartão e um celular
Crimes digitais vêm aumentando (Imagem: fizkes/Shutterstock)

Pesquisa aponta: “golpe do 0800” no Brasil está (muito) alto

  • A pesquisa foi realizada entre 11 e 17 de junho;
  • Foram 2.508 entrevistados em todo o Brasil;
  • Para realizar o cálculo, o instituto levou em conta a proporção de pessoas que afirmaram terem sido vítimas de cada tipo de crime nos últimos 12 meses, bem como o tamanho da população;
  • O estudo possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais, ou para menos.

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Confira, abaixo, mais dados da pesquisa:

Projeção de crimes (casos por hora)

Sofreu tentativa de golpe via app de mensagem ou ligação4.678
Suspeitou de preços na internet menores aos praticados no mercado4.633
Sofreu tentativa de golpe via app ou ligação envolvendo transferência, ou boleto falso4.504
Pagou por produto que não foi entregue2.506
Foi vítima de golpe com Pix ou boleto falso1.979
Recebeu notas de dinheiro falso1.713
Teve o celular furtado ou roubado1.680
Foi vítima de fraude no cartão de crédito1.226
Foi vítima de golpe financeiro via publicidade digital1.220
Teve perfil em rede social invadido ou bloqueado1.140
Teve o número de celular clonado1.002
Teve dados pessoais divulgados sem consentimento890
Foi vítima de golpe da maquininha482
Fonte: Datafolha

A seguir, veja a estimativa de população total afetada por cada tipo de crime:

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Projeção de crimes (população afetada)

Sofreu tentativa de golpe via app de mensagem ou ligação40.981.694
Suspeitou de preços na internet menores aos praticados no mercado40.583.991
Sofreu tentativa de golpe via app ou ligação envolvendo transferência, ou boleto falso39.451.940
Pagou por produto que não foi entregue21.956.552
Foi vítima de golpe com Pix ou boleto falso17.339.438
Recebeu notas de dinheiro falso15.003.612
Teve o celular furtado ou roubado14.712.939
Foi vítima de fraude no cartão de crédito10.737.635
Foi vítima de golpe financeiro via publicidade digital10.685.849
Teve perfil em rede social invadido ou bloqueado9.986.663
Teve o número de celular clonado8.774.026
Teve dados pessoais divulgados sem consentimento7.792.793
Foi vítima de golpe da maquininha4.218.485
Fonte: Datafolha

Mulher com uma mão na boca, com expressão de desespero, enquanto segura um cartão de crédito com a outra mão e olha para a tela de um notebook
Crimes envolvendo compras falsas estão no bolo (Imagem: EugeneEdge/Shutterstock)

A seguir, confira a porcentagem de pessoas que afirmaram ter sofrido cada tipo de crime e quantas delas alegam ter realizado Boletim de Ocorrência (BO):

Crimes contra o patrimônio no Brasil em um ano (resposta afirmativa)

Sofreu tentativa de golpe via app de mensagem ou ligação26%
Suspeitou de preços na internet menores aos praticados no mercado25%
Sofreu tentativa de golpe via app ou ligação envolvendo transferência, ou boleto falso25%
Pagou por produto que não foi entregue14%
Foi vítima de golpe com Pix ou boleto falso11%
Recebeu notas de dinheiro falso9%
Teve o celular furtado ou roubado9%
Foi vítima de fraude no cartão de crédito7%
Foi vítima de golpe financeiro via publicidade digital7%
Teve perfil em rede social invadido ou bloqueado6%
Teve o número de celular clonado5%
Teve dados pessoais divulgados sem consentimento5%
Foi vítima de golpe da maquininha3%
Fonte: Datafolha