Carros elétricos convencionais andam, em média, por 480 quilômetros até suas baterias esgotarem. Mas existem carros elétricos de longo alcance (EREV, na sigla em inglês) que aguentam percorrer quase o dobro: em torno de 965 quilômetros. O segredo é um pequeno motor a combustão. Sim, gasolina mesmo.

Esse motorzinho tem apenas um propósito: recarregar a bateria automaticamente. E dá certo. Um exemplo de carro elétrico de longo alcance é o Li Auto L6, SUV de cinco lugares. Hoje, é um dos modelos mais vendidos na China.

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Carros elétricos com motorzinho a combustão fazem sucesso na China – e vão chegar aos EUA

Os EVs de longo alcance tornaram-se o sistema de propulsão de crescimento mais rápido para carros na China, o maior mercado mundial de veículos elétricos.

Carro elétrico com a bandeira da China e plugue elétrico dentro de um pequeno carrinho de compras.
Vendas de carros elétricos com gerador a gasolina mais do que dobraram na China (Imagem: Ivan Marc/Shutterstock)

Para você ter ideia, as vendas de EREVs mais do que dobraram por lá no último ano. E atualmente representam 30% das vendas de híbridos plug-in do país asiático, segundo o serviço de pesquisa Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

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Os carros elétricos de longo alcance começarão a chegar aos EUA em 2025, quando a Stellantis, dona da Chrysler (entre outras marcas), lançar o Ramcharger – versão EREV da picape Ram 1500. Segundo a empresa, a picape terá alcance de 1,1 mil quilômetros. E está sendo “construída para atrair o público cético inteiro” para a era elétrica.

Um pouco de gasolina resolve muitos problemas dos carros elétricos

Os EREVs podem solucionar dois obstáculos enormes para a aceitação dos carros elétricos: preço e ansiedade por conta do alcance (aquela preocupação de “Será que meu carro vai aguentar a viagem? Será que vai ter onde eu carregar ele, se precisar?”).

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Ilustração de raio-x de carro elétrico
Motorzinho a combustão resolve ansiedade sobre duração da bateria em longas viagens com carros elétricos (Imagem: Pikar3d/Shutterstock)

Um EREV pode ser carregado ao ser plugado, igual EVs convencionais. Mas também pode ser abastecido com gasolina para alimentar um pequeno motor a gasolina que carrega a bateria enquanto o carro anda.

Ao contrário de alimentar as rodas, como faz num automóvel convencional ou híbrido, o motor a gasolina do EREV atua apenas como um gerador a bordo.

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Mais barato, sem necessidade de revolução tecnológica

Na prática, isso significa que os EVs de longo alcance requerem apenas metade do tamanho de bateria de um EV tradicional. E isso reduz cerca de US$ 4 mil (R$ 22 mil, em conversão direta) do preço de um EREV em comparação com um veículo totalmente elétrico.

carro elétrico
Carros elétricos com motorzinho a combustão podem ser carregados igual modelo convencionais (Imagem: Owlie Productions/Shutterstock)

Especialistas automotivos ouvidos pela Bloomberg dizem que a tecnologia poderia ser ideal para alimentar SUVs e picapes, por exemplo. Além disso, não requer nenhuma inovação em baterias.

Um EREV depende de tecnologia existente que os fabricantes de automóveis já constroem: uma bateria de íon de lítio tradicional acoplada a um motor de combustão interna. Simples assim.