Na noite de segunda-feira (12), por volta das 20h (pelo horário de Brasília), já início da madrugada de terça (13) na Macedônia, uma impressionante bola de fogo da chuva de meteoros Perseidas cruzou o céu sobre o Lago Ohrid. O fenômeno foi capturado por um sistema de webcams instalado na região.

“O vídeo do meteoro é incrível. Vemos sete segundos de um meteoro caindo. Adoro a tecnologia de hoje”, disse o fotógrafo Stojan Stojanovski, criador do sistema de câmeras, em entrevista por e-mail ao site Space.com.

publicidade

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente entre meados de julho e o fim de agosto, atingindo seu pico este ano entre a noite de domingo (11) e o amanhecer de segunda (12). As noites próximas ao pico também são propícias para observar esses meteoros.

Essa chuva de meteoros é causada pela passagem da Terra por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que passou pela última vez em 1992. Quando esses fragmentos de gelo e rocha entram na atmosfera terrestre, eles queimam, criando as “estrelas cadentes” que conhecemos como Perseidas, devido ao radiante ser na constelação de Perseus. A maioria desses fragmentos é minúscula, do tamanho de grãos de areia. Raramente algum deles atinge o solo, e quando isso acontece, o material é chamado de meteorito.

publicidade

Leia mais:

Meteoro bola de fogo é mais brilhante

A diferença entre um meteoro comum e uma bola de fogo, como a registrada no vídeo, está no brilho. Meteoros mais brilhantes que o planeta Vênus são classificados como bolas de fogo.

publicidade

Stojanovski conta que começou a instalar a rede de webcams em 2018, com a ajuda de empresas locais, para promover o turismo na região do Lago Ohrid através do projeto Ohrid Info. Ele espera que as câmeras de 180 graus permitam capturar ainda mais meteoros no futuro.

Meteoro Perseidas sobre o Lago Ohrid, na Macedônia, fotografado em 11 de agosto de 2024. Crédito: Stojan Stojanovski

Além do vídeo, o fotógrafo também registrou uma imagem impressionante de um meteoro Perseidas sobre o Lago Ohrid no dia anterior. O brilho dos incêndios florestais na região pode ser visto ao fundo. “Existem alguns incêndios florestais, o que dificulta encontrar bons pontos nas montanhas”.