Assista a uma bola de fogo Perseidas iluminar os céus da Macedônia

Vídeo gravado por um sistema de webcams mostra momento em que uma bola de fogo da chuva de meteoros Perseidas passa sobre lago na Macedônia
Flavia Correia14/08/2024 08h50
meteoro-perseidas-macedonia-1920x1080
Bola de fogo Perseidas brilhando sobre o Lago Ohrid no início da madrugada local de segunda-feira (12). Crédito: Ohrid Info
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na noite de segunda-feira (12), por volta das 20h (pelo horário de Brasília), já início da madrugada de terça (13) na Macedônia, uma impressionante bola de fogo da chuva de meteoros Perseidas cruzou o céu sobre o Lago Ohrid. O fenômeno foi capturado por um sistema de webcams instalado na região.

“O vídeo do meteoro é incrível. Vemos sete segundos de um meteoro caindo. Adoro a tecnologia de hoje”, disse o fotógrafo Stojan Stojanovski, criador do sistema de câmeras, em entrevista por e-mail ao site Space.com.

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente entre meados de julho e o fim de agosto, atingindo seu pico este ano entre a noite de domingo (11) e o amanhecer de segunda (12). As noites próximas ao pico também são propícias para observar esses meteoros.

Essa chuva de meteoros é causada pela passagem da Terra por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que passou pela última vez em 1992. Quando esses fragmentos de gelo e rocha entram na atmosfera terrestre, eles queimam, criando as “estrelas cadentes” que conhecemos como Perseidas, devido ao radiante ser na constelação de Perseus. A maioria desses fragmentos é minúscula, do tamanho de grãos de areia. Raramente algum deles atinge o solo, e quando isso acontece, o material é chamado de meteorito.

Leia mais:

Meteoro bola de fogo é mais brilhante

A diferença entre um meteoro comum e uma bola de fogo, como a registrada no vídeo, está no brilho. Meteoros mais brilhantes que o planeta Vênus são classificados como bolas de fogo.

Stojanovski conta que começou a instalar a rede de webcams em 2018, com a ajuda de empresas locais, para promover o turismo na região do Lago Ohrid através do projeto Ohrid Info. Ele espera que as câmeras de 180 graus permitam capturar ainda mais meteoros no futuro.

Meteoro Perseidas sobre o Lago Ohrid, na Macedônia, fotografado em 11 de agosto de 2024. Crédito: Stojan Stojanovski

Além do vídeo, o fotógrafo também registrou uma imagem impressionante de um meteoro Perseidas sobre o Lago Ohrid no dia anterior. O brilho dos incêndios florestais na região pode ser visto ao fundo. “Existem alguns incêndios florestais, o que dificulta encontrar bons pontos nas montanhas”.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.