Pro

Sindicato de atores de Hollywood fecha acordo para uso de vozes em IA

O sindicato dos atores de Hollywood, SAG-AFTRA, anunciou um novo acordo com a plataforma de talentos online Narrativ nesta quarta-feira (14). O acordo permite que os atores vendam aos anunciantes o direito de replicar suas vozes usando inteligência artificial. As informações são da Reuters.

Com o aumento das preocupações sobre o uso indevido de suas imagens por IA, o sindicato visa garantir que os atores possam ganhar dinheiro com a tecnologia e ter controle sobre o uso de suas vozes digitais.

“Nem todos os membros vão querer licenciar suas vozes digitais, e isso é compreensível”, disse Duncan Crabtree-Ireland, um representante da SAG-AFTRA. “Mas para quem deseja, agora há uma opção segura.”

Empresa faz intermediação entre artistas e IA

  • A Narrativ conecta anunciantes e agências com atores para criar anúncios em áudio usando IA.
  • Segundo o novo acordo, os atores podem definir o preço para o uso digital de suas vozes, desde que seja pelo menos o valor mínimo pago para comerciais de áudio pela SAG-AFTRA.
  • As marcas também precisam obter permissão dos artistas para cada anúncio que use a voz digital.
Alguns modelos de IA têm sido treinados pelas startups com vozes de artistas – Imagem: peterschreiber.media – Shutterstock

O sindicato elogiou o acordo como um passo importante para garantir o uso ético das vozes geradas por IA na publicidade.

No início do ano, a atriz Scarlett Johansson chamou a atenção para os riscos quando acusou a OpenAI de usar uma réplica digital de sua voz sem permissão. A tecnologia também foi uma questão central na greve de Hollywood no ano passado, que foi a primeira greve simultânea de atores e roteiristas em 63 anos.

Leia mais:

Recentemente, dubladores de videogames e artistas de captura de movimento entraram em greve devido a negociações fracassadas sobre proteções relacionadas à IA.

Além disso, foi proposta uma legislação chamada Lei NO FAKES no Congresso, que daria às pessoas o direito sobre suas vozes e imagens, tornando ilegal o uso não autorizado de IA para replicá-las.

A SAG-AFTRA, a Motion Picture Association, a Recording Academy e a Disney apoiam a proposta. A proliferação de deepfakes, que são vídeos realistas gerados por IA, também tem gerado preocupações globais.

Uso de vozes de artistas nas IAs tem levado a discussões sobre ética e roubo de propriedade intelectual (Imagem: SvetaZi/Shutterstock)

Esta post foi modificado pela última vez em 14 de agosto de 2024 17:46

Compartilhar
Publicado por
Leandro Costa Criscuolo