A polêmica causada pelo fato de uma das vozes do ChatGPT, chamada Sky, ter uma voz que usuários julgaram idêntica a da atriz Scarlett Johansson, fez a OpenAI retirar a voz do chatbot. Porém, documentos que a empresa compartilhou com o The Washington Post comprovam que, assim como a empresa já havia explicado antes, a voz da estrela hollywoodiana não foi clonada.

A atriz, inclusive, resolveu tomar ações legais contra a OpenAI para investigar como a empresa criou a voz da Sky e se houve realmente uma cópia de sua própria voz, algo que Johansson não teria autorizado, mesmo após o CEO da OpenAI, Sam Altman, ter solicitado usá-la.

publicidade

Leia mais:

A OpenAI teria realizado extenso processo seletivo, entrevistando dubladores para encontrar alguém com a voz ideal não só para Sky, mas as outras vozes que o ChatGPT pode usar. Devido a acordos de confidencialidade, a startup diz que não pode revelar a verdadeira atriz por trás da voz de Sky, mas nega que tenha usado a voz de Johansson.

publicidade

Pessoas que participaram da escolha dos atores que fizeram as vozes e documentos que a OpenAI compartilhou mostram que, durante a contratação dos atores, em nenhum momento foi pedido aos candidatos que tentassem copiar a voz de Scarlett Johansson.

publicidade
Organizações defendem Scarlett Johansson em processo contra Disney
Scarlett Johansson acusou OpenAI de roubar sua imagem sem consentimento (Imagem: Disney)

CEO da OpenAI referenciou filme em que Scarlett Johansson faz voz de IA

  • Um episódio que levantou suspeitas foi uma publicação de Altman no X, antigo Twitter, depois que a OpenAI fez as primeiras demonstrações das vozes do chatbot;
  • O CEO publicou “Her”, em sua conta, o mesmo nome do filme de 2013 em que Johansson interpreta a voz de uma inteligência artificial (IA);
  • A publicação foi sugestiva, mas pode não ter passado de uma referência de cultura pop a uma voz de IA, já que, segundo documentos, gravações, diretores de elenco e agente da atriz, outra atriz foi contratada em junho para criar a voz de Sky, meses antes de Altman contatar Johansson.

Em resposta às afirmações de Johansson, Altman disse, em comunicado, que a OpenAI “nunca pretendeu” que a voz da Sky se parecesse com a de Johansson. O agente da atriz contratada para a voz da IA disse que ela confirmou que nem Johansson, nem o filme “Her”, foram mencionados pela OpenAI.

O Post teve acesso a gravações-teste que a atriz realizou para a OpenAI e concluiu que a voz natural da contratada soa idêntica à voz da Sky gerada por IA.

publicidade

open ai
OpenAI se defendeu das acusações de Scarlett Johansson (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)