O Monte Everest, montanha mais alta do mundo, tem toneladas de lixo acumuladas. Para ajudar a resolver o problema do lixo, o Nepal usará drones chineses que aguentam carregar mais peso e se locomover mais rápido do que trabalhadores humanos na montanha.

Os drones são fabricados pela empresa chinesa Da Jiang Innovations (DJI). Um deles – o DJI FlyCart 30 – foi testado no Everest em abril e conseguiu transportar 234 quilos de carga entre acampamentos em uma hora. Esse feito exigiria aproximadamente seis horas de trabalho de 14 carregadores (humanos).

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Drones vão soar igual ‘enxame de abelhas’ enquanto recolhem lixo do Monte Everest

Os drones usados vão soar igual um “enxame de abelhas” durante os trabalhos no Monte Everest, segundo uma reportagem publicada pelo jornal Kathmandu Post.

Drone voando em acampamento no Monte Everest
Em teste, drone da DJI carregou 234 quilos de carga entre acampamentos em uma hora (Imagem: DJI)

Eles voarão até o Acampamento I, que fica a 5.943 metros de altura, para fornecer cordas e escadas para preparar rotas e pegar lixo. Depois, vão levar o lixo coletado para o acampamento base do Everest, a 5.364 metros de altura.

Nos EUA, a fabricante está sob escrutínio enquanto legisladores pressionam pela proibição de drones chineses. É mais uma parte do deterioramento das relações entre China e Estados Unidos e a China. “No entanto, oficiais e montanhistas nepaleses veem o drone como um veículo que salva vidas”, aponta a reportagem.

Assista abaixo um vídeo mostrando como drones da DJI fizeram entrega no Monte Everest pela primeira vez na história:

A ideia é que as pessoas que atualmente recolhem o lixo da montanha operem os drones para isso, após futuras sessões de treinamento.

“Sim, há preocupações de que as máquinas possam cortar empregos. Mas nosso único propósito é reduzir as mortes potenciais na Cascata de Gelo de Khumbu, a zona de perigo”, disse Jagat Bhusal, oficial administrativo da municipalidade do Everest.

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Drones ajudam economia de veículos voadores a decolar na China

A economia de baixa altitude – impulsionada por aeronaves tripuladas (“carros voadores“, por exemplo) e não tripuladas (drones) – tem avançado na China. Enquanto o maior drone de carga do país fazia um voo de teste, um táxi voador decolava numa rota de 100 quilômetros que será inaugurada em Xangai.

Drone cargueiro em pista de decolagem na China
Maior drone de carga da China durante teste no país asiático (Imagem: Reprodução/China Daily)

O governo chinês apontou a economia de baixa altitude como um novo motor de crescimento pela primeira vez num relatório divulgado em 2024. No documento, a mobilidade vertical é vista como uma “nova força produtiva” em áreas como transporte de carga e de passageiros.