Durante a pandemia, o Zoom se tornou muito popular para trabalho remoto, o que valorizou a empresa. No entanto, com o fim das quarentenas, o valor das ações da empresa caiu bastante e agora está mais próximo da sua avaliação de antes da pandemia, que era cerca de 17 bilhões de dólares (65 bilhões de reais).

Em fevereiro de 2023, o Zoom fez cortes significativos, demitindo 15% dos seus funcionários. Pouco depois, o CEO Eric Yuan anunciou uma mudança inesperada, reportada na BBC: a empresa queria que seus funcionários voltassem ao escritório, apesar de ter ajudado milhões a trabalhar de casa.

publicidade

Em agosto de 2023, a Zoom decidiu que os funcionários que moram a até 80,5 km de um escritório devem trabalhar lá pelo menos duas vezes por semana. Yuan destacou que o trabalho no escritório é importante para inovação e construção de confiança entre os funcionários.

O Zoom também inaugurou um escritório moderno em Londres para seus mais de 200 funcionários no Reino Unido. Este escritório, chamado “Engagement Hub”, possui áreas de trabalho como bancadas no estilo de bibliotecas e mesas que podem ser reservadas através da ferramenta de reservas do Zoom.

Leia mais:

O Zoom viveu uma desvalorização quando a pandemia acabou e a quarentena deixou de ser adotada – Imagem: Ink Drop/Shutterstock.com

O Zoom vai se reinventando por meio da IA

  • A empresa lançou novos produtos que incluem tecnologia de inteligência artificial (IA).
  • Por exemplo, o Intelligent Director usa IA para selecionar visualizações de reuniões presenciais e exibi-las em uma galeria para os participantes virtuais, embora exija câmeras de alta definição separadas.
  • A Zoom também lançou o AI Companion, um assistente automatizado que usa IA para fornecer resumos de reuniões, rascunhos de mensagens e sugestões de salas de reunião.

Com essas mudanças, a Zoom quer ser vista como uma empresa que oferece soluções para o ambiente de trabalho, não apenas a ferramenta que realiza as reuniões quando as pessoas estão no home office.

Fachada de prédio do Zoom
Com aposta em IA, o Zoom quer se reinventar no mercado (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)