Se as vendas dos carros elétricos aumentaram um pouco aqui no país nos últimos tempos, o mesmo não pode ser dito sobre as motocicletas elétricas.

Números da Federação Brasileira da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) vêm mostrando isso mês a mês. No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, os veículos de energia limpa responderam por apenas 0,3% dos emplacamentos entre as motos.

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Além da falta de ofertas, a questão é um pouco cultural também. A esmagadora maioria dos proprietários de moto no Brasil a utilizam para trabalhar. Ou seja, preferem modelos mais simples e mais baratos. E ainda não existem motos elétricas com esse perfil aqui no país.

A Índia, por outro lado, já trabalha com esse conceito. Uma das principais marcas do país, aliás, acaba de anunciar uma nova linha de motos elétricas – e elas vão te surpreender.

Linha Roadster alia preço baixo com boa potência

  • As imagens e o vídeo de divulgação parecem ter sido feitos por alguma Inteligência Artificial.
  • O visual dessa nova linha da Ola Electric ajuda a deixar essa impressão: as motos têm uma cara futurista.
  • O destaque, porém, vai para as informações técnicas.
  • Existem três modelos dentro da família Roadster: Roadster padrão, Roadster X e Roadster Pro.
  • A diferença entre eles diz respeito à capacidade das baterias em quilowatts-hora, além da velocidade máxima (e o preço).
  • A versão de entrada (a Roadster X) não tem o modo Hyper, possui uma tela de LED menor no painel e tem velocidade máxima de 124 km/h (além de uma autonomia de 200 km por carga de bateria).
  • Já a versão top, a Pro, alcança até 194 km/h e, no modo econômico, faz ótimos 579 km por carga de bateria.
  • Seu ABS pode ser ajustado para os modos Race, Urban ou Rain, para se adequar a cada cenário de pilotagem.
  • Esse sistema também modula automaticamente a frenagem em curvas, para desempenho e segurança ideais.
  • Vale destacar que todas as motos incorporam recursos de segurança, como alerta de colisão e outros sistemas de assistência ao motorista.
  • Há ainda um sistema de controle de tração que previne escorregões e derrapagens.
Modelo tem um jeitão meio futurista – Imagem: Divulgação/Ola Electric

Preços e disponibilidade no Brasil

Aqui vêm uma notícia boa e uma notícia ruim.

A boa diz respeito aos valores da linha Roadster. A Índia não é um país com o PIB per capita muito alto, então a Ola Electric não inflaciona tanto seus preços.

A versão X, por exemplo, sai por 74.999 rúpias, o que dá algo em torno de US$ 893. Fazendo a conversão para nossa moeda, estamos falando de uma moto elétrica de menos de R$ 5 mil.

Na versão padrão, ela custa 104.999 rúpias (cerca de US$ 1.250) e na versão Pro, o valor é de 250.000 rúpias (US$ 2.977). Aí estamos falando de quase R$ 7 mil ou R$ 16 mil, mas por um veículo de ponta, elétrico e extremamente tecnológico.

A notícia ruim é que a Ola não tem escritório no Brasil nem planeja trazer seus modelos para no nosso mercado. Ou seja, os amantes de velocidade ou de veículos elétricos poderão apenas apreciar de longe esse novo lançamento.

A versão X da Roadster tem um acabamento um pouco pior, mas está longe de ser feia – Imagem: Divulgação/Ola Electric

As informações são do New Atlas.