Ainda em 2022, o Apple Watch Ultra e o Galaxy Watch 5 Pro foram os grandes nomes no mercado smartwatches de alta qualidade e design superpremium, além muitos recursos voltados para pessoas aventureiras e uma bateria com excelente duração.

Enquanto a Apple já conta com dois modelos do dispositivo e provavelmente já planeja um terceiro, a Samsung lançou o novo Galaxy Watch Ultra, possivelmente para atingir os objetivos que faltaram com seu antecessor Galaxy Watch 5 Pro.

publicidade

Se você está procurando por um smartwatch e está em dúvida entre as opções da Apple e da Samsung, veja na matéria abaixo as diferenças entre os aparelhos das concorrentes.

Diferenças entre o Samsung Galaxy Watch Ultra e o Apple Watch Ultra 2

Galaxy Watch Ultra e Apple Watch Ultra 2:

  • Tamanho: 47 mm x 49 mm
  • 3nm Exynos SiP x 4nm Apple S9 SiP
  • Armazenamento: 32 GB x 64 GB de armazenamento on-board
  • Tela de safira: em ambos
  • Caixa de titânio: em ambos
  • Botão extra personalizável: em ambos
  • Resistência à água: IP68 + 10ATM em ambos
  • Brilho máximo da tela: 3.000 nits em ambos
  • Bateria: 590mAh x 564mAh
  • Preço: Samsung Galaxy Watch Ultra por R$ 4.899.
  • Preço: Apple Watch Ultra 2 por R$ 7.099.

Design e tamanho

O Galaxy Watch tem semelhança e herda as sugestões de design do Apple Watch Ultra 2. A Samsung trouxe um design que combina uma tela circular com um estojo em forma arredondada, sendo como um filho do Galaxy Watch 6 Classic e do Apple Watch Ultra.

Já o modelo da Apple tem uma caixa de titânio em forma arredondada, sendo bastante semelhante à aparência do Galaxy Watch, mas com a diferença que o usuário tem mais área na tela por conta do uso mais eficiente do espaço.

A caixa do Galaxy Watch Ultra é feita de titânio para proporcionar uma experiência leve e premium, enquanto a safira protege a tela de arranhões. O smartwatch pode ser encontrado em um único tamanho de 47 mm, enquantro o Apple Watch Ultra 2 tem uma caixa um pouco maior, de 49 mm.

Leia mais:

O dispositivo da Samsung conta com um terceiro botão entre os dois tradicionais, chamado de “Botão Rápido”. Ele é personalizável, permitindo que você mapeie os diferentes aplicativos ou atalhos para ele, como o Botão de Ação do Apple Watch Ultra. O Galaxy Watch Ultra não possui uma moldura giratória de hardware, que era um dos recursos mais úteis dos relógios da linha anteriores.

O Apple Watch Ultra 2 e o Galaxy Watch Ultra oferecem grande resistência. A resistência à poeira e à água é IP68, assim como o suporte à resistência à água é de 10ATM, significando que os dois são os mais resistentes possíveis.

Os dois modelos apresentam uma tela com pico de brilho de 3.000 nits, o que aumenta a legibilidade em condições de luz do dia, sendo uma ótima notícia para os apreciadores de atividades ao ar livre.

O Galaxy Watch Ultra vem em duas cores, cinza-claro e cinza-escuro. O Apple Watch Ultra 2 se apresenta em uma única cor, a Natural Titanium.

Software e recursos

O relógio da Samsung vem com o próximo Wear OS 5 do Google, e há um novo lançador de aplicativos opcional baseado em grade. Os usuários podem selecionar o dispositivo de saída de mídia com o Wear OS 5, e os mostradores do relógio terão temas, atualizações para complicações, nova fonte de dados de frequência cardíada, e outras.

Já o aparelho da Apple está disponível com o watchOS 10, mas também está para receber o watchOS 11 em breve. A próxima versão do software virá com uma nova métrica relacionada à saúde, chamada Vitals, que deve fornecer um resumo das tendências noturnas de frequência cardíaca, frequência respiratória, oxigênio no sangue e duração do sono.

Há uma nova métrica de carga de treinamento no aplicativo Activity, qu permite que você explore a intensidade dos treinos e saiba como ajustar sua rotina de exercícios a partir das informações. Pela primeira vez no Apple Watch, será possível pausar os anéis de atividade para salvar sua sequência caso tenha que pausar de forma forçada.

Você também vai poder personalizar suas metas de atividade para cada dia da semana, e a personalização aprimorada do mostrador do relógio também está chegando ao watchOS 11.

Além das diferenças do software, o Galaxy Watch Ultra tem a mesma seleção de recursos relacionados à saúde que a geração anterior do Galaxy Watch 6.

O Galaxy Watch Ultra só vai funcionar com dispositivos Android, mas terá uma funcionalidade limitada caso for usado com um celular que não seja da linha Galaxy. O Apple Watch Ultra 2 também funciona apenas com iPhones.

Bateria e carregamento

O Galaxy Watch Ultra vem com uma bateria de 590 mAh e um novo Exynos SiP (sistema em pacote) de 3 nm. Esse último deve ser um chip mais eficiente que o Exynos W930 de 5nm que a geração do Galaxy Watch 6 tinha no passado. Já o Apple Watch Ultra 2 tem uma bateria um pouco menor, de 564 mAh, além do Apple S9 SiP de 4nm.

Sobre o carregamento, o Galaxy Watch Ultra não tem suporte para carregamento sem fio Qi convencional, portanto, é preciso usar o carregador proprietário da Samsung. Por outro lado, o Apple Watch Ultra 2leva cerca de uma hora e meia para uma carga completa, mas uma carga de uma hora rende 80% da carga da bateria, sendo suficiente.

Mergulhador usando Apple Watch Ultra no oceano
(Imagem: Divulgação/Apple)