Uma das principais preocupações da vida de um pai e de uma mãe é a segurança dos filhos. Se adolescentes, com as primeiras vezes que saem à noite de casa. Se crianças, com as primeiras decepções que a vida pode trazer. No caso das crianças menores, os cuidados são ainda maiores – e com quase tudo.

Eu ainda não tenho filhos, mas imagino a sensação de aperto no peito que deve dar quando um pai vê a criança andar sozinha de bicicleta pela primeira vez (o que deve vir acompanhado também do primeiro tombo e de uma bela ralada de joelho).

publicidade

Leia mais

Na minha época, isso se daria exclusivamente com uma bike. Hoje em dia, porém, também existem os patinetes. E, nos Estados Unidos, um mercado que vem crescendo bastante dentro desse segmento é o dos patinetes elétricos.

Eles podem funcionar de duas maneiras: ou ajudam o veículo a se mover mais rápido sempre que a criança faz o impulso com uma perna; ou eles já vêm com acelerador – e se movem sozinhos, com o simples giro de um punho.

Eu não sei vocês, mas isso me parece um pouco arriscado dependendo da idade. Pensando nisso, a tradicional Segway acaba de lançar um modelo que promete deixar seus filhos em segurança, mesmo em cima desses brinquedos.

Um patinete com “controle parental”

  • O novo Ninebot eKickScooter C2 Lite da Segway é projetado para crianças entre seis e 10 anos e que pesam menos de 50 quios.
  • O grande diferencial do patinete é que o pai pode limitar a velocidade máxima do veículo.
  • No modo padrão, o patinete pode atingir até 12 km/h – e funciona apenas pelo acelerador.
  • Já o modo esportivo aumenta a velocidade máxima do patinete para 16 km/h.
  • O fabricante afirma que ele é o ideal para as crianças mais velhas e que já tenham mais experiência.
  • Por fim, também existe um modo chamado de assistência elétrica, que funciona sem aceleração.
  • Nele, é a força da perna da criança que vai movimentar o brinquedo (com a ajuda, claro, do motor elétrico).
  • Esse pode é o modo mais seguro, já que é o mais parecido com o patinete normal (o outro simula uma espécie de moto com baixa velocidade).
  • A bateria do eKickScooter C2 Lite demora mais ou menos 5 horas para uma recarga completa e aguenta mais de 10 quilômetros de brincadeira, dependendo do modo.
  • O patinete inclui ainda um freio de mão mecânico, igualzinho à de uma bicicleta.
  • Os pequenos gostam bastante também dos LEDs na parte inferior do brinquedo.
  • Eles emitem uma luz colorida no chão – a criança pode escolher entre 256 cores diferentes.
Essa luzinha embaixo do brinquedo faz a alegria da criançada – Imagem: Reprodução/Segway

Preço e condições

O novo patinete já está disponível na loja online da Segway por US$ 199,99. Fazendo a conversão direta, estamos falando em algo na casa dos R$ 1.100.

Vale destacar que várias lojas vendem patinetes Segway aqui no Brasil. Esse novo modelo, porém, só é encontrado nos Estados Unidos por enquanto.

Um recurso adicional sobre o qual não falei ainda – e que pode agradar aos pais – é que o patinete também é resistente à água. Ou seja, adequado para o uso em dias de chuva. E ele vai sobreviver também se passar uma noite ao relento.

As informações são do The Verge.