(Imagem: Media Whale Stock/Reprodução)
As câmeras dos celulares atuais têm ferramentas para quase tudo: ajustar luminosidade e contraste, mesclar imagens, aplicar efeitos e até adicionar ou remover objetos. O resultado final da fotografia pode ser algo surpreendente, mas que nem sempre se assemelha à realidade. Um aplicativo quer melhorar fotos tiradas com o iPhone com uma proposta inusitada: voltar ao básico.
Na prática, o app remove essas ferramentas adicionais e deixa as imagens com um efeito parecido com as fotos tiradas por uma câmera digital.
O aplicativo é o Halide, da empresa Lux Optics (também responsável pelo app de vídeo Kino).
Antes, o programa tinha opções de escolher o tipo de processamento de imagem que o usuário prefere, que poderia ser o processador padrão do iPhone ou um sistema avançado ProRAW. Também havia um modo “Reduced”, que imita a qualidade de imagem do iPhone, mas com menos intensidade.
A novidade que promete deixar as fotos mais simples (e, na opinião de alguns, melhores) é o Process Zero. O recurso tira toda a IA e o processamento das imagens para deixar a captura o mais próximo do real. A aparência final, inclusive, é mais próxima da câmera digital do que o que estamos acostumados no iPhone.
Veja alguns relatos no X/Twitter de como ficam as fotos:
O The Verge explicou como usar:
A Lux Optic ainda lembrou que é possível ter recursos interessantes, como ajuste de cor e granulação, sem comprometer a naturalidade do registro.
Leia mais:
O Halide pode ser encontrado na App Store com o nome de “Halide Mark II – Pro Camera”.
No entanto, apesar do aplicativo ser grátis, suas funções (incluindo o Process Zero) são pagas. A Lux Optics afirma que há testes de sete dias grátis para assinantes do plano anual.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de agosto de 2024 20:52