A Cruise, unidade de direção autônoma da General Motors, vai retirar de circulação quase 1.200 robotáxis devido a problemas de frenagem brusca, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) e informações da Reuters.

A decisão encerra uma investigação iniciada em dezembro de 2022, após dois ferimentos em três colisões traseiras.

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O recall é um passo importante para a Cruise, que pretende convencer autoridades sobre a segurança de seus veículos e retomar as operações de robotáxi sem motoristas de segurança. Embora a Cruise não concorde com a necessidade do recall, aceitou fazê-lo para resolver a questão.

A empresa já havia feito atualizações de software para reduzir o risco de frenagens inesperadas e forneceu dados mostrando que a taxa de tais eventos é muito baixa comparada à de motoristas humanos. A NHTSA afirmou que nenhum dos incidentes resultou em colisões ou ferimentos.

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A Cruise ainda enfrenta escrutínio regulatório devido a suposta falta de segurança de seus robotáxis (Imagem: Michael Vi / Shutterstock)

Cruise ainda é observada de perto pelas autoridades

  • A NHTSA também está investigando se a Cruise está tomando precauções suficientes para proteger pedestres com seus robotáxis.
  • Além disso, a empresa enfrenta investigações do Departamento de Justiça e da Comissão de Valores Mobiliários após um acidente em outubro passado, onde um robotáxi atropelou uma pedestre que havia sido atingida por outro veículo.
  • A NHTSA analisou 7.632 incidentes de frenagens bruscas envolvendo veículos da Cruise e encontrou 10 acidentes, quatro com ferimentos.
  • No mês passado, a GM suspendeu indefinidamente os planos para usar seu veículo autônomo Origin, que não tem volante.

A Cruise tem enfrentado forte escrutínio regulatório, e, após o acidente de outubro, seu CEO renunciou e a GM decidiu reduzir os investimentos na unidade de direção autônoma.

Após interromper todas as operações, a Cruise retomou a direção autônoma supervisionada em Phoenix em maio e recebeu uma multa de US$ 112.500 da Comissão de Utilidades Públicas da Califórnia por não fornecer informações completas sobre o acidente.

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Através de dados, a Cruise quer mostrar que seus robotáxis são mais seguros do que carros com motoristas (Imagem: Michael Vi / Shutterstock.com)