Caçadores-coletores que viveram onde hoje ficam os Estados Unidos podem ter desenvolvido um método inovador para caçar mamutes durante a Era do Gelo. Em vez de atirar lanças em suas presas, os membros da cultura Clovis podem ter usado “armas de eixo reforçadas” para infligir ferimentos mortais em suas presas.

Bordas afiadas rasgavam a pele dos mamutes

  • Segundo pesquisadores, estas armas tinham uma ponta afiada para rasgar a pele do animal e uma haste longa e resistente que podia ser apoiada no solo para resistir à força do mamute.
  • A inspiração para o estudo foi fornecida pelo mistério em torno dos chamados pontos de Clovis, que foram encontrados em toda a América do Norte e são datados entre 13.050 e 12.650 anos atrás.
  • Reconhecíveis por suas bordas afiadas e reentrâncias caneladas, diversas pontas de lança foram recuperadas de dentro dos esqueletos de mamutes e outros gigantes da Era do Gelo.
  • Apesar disso, cientistas não sabiam exatamente como estas armas foram usadas durante as caçadas.
Réplicas dos pontos de Clovis (Imagem: Scott Byram/PLOS ONE)

Leia mais

publicidade

Arma era mais mortal do que as lanças

Os autores do novo estudo começaram revisando as referências a esse tipo de arma na literatura histórica e etnográfica. Eles descobriram que o antigo historiador grego Xenofonte relatou o uso de lanças para caçar grandes javalis, enquanto artefatos semelhantes foram empregados contra elefantes de guerra indianos e africanos.

Para descobrir o quão eficazes essas armas podem ter sido, os pesquisadores contrataram um especialista para recriar um conjunto de pontas de Clovis, que foram então colocadas em lanças. Em uma série de experimentos, eles descobriram que o sistema funcionava como uma bala de ponta oca quando a lâmina se soltava de sua haste depois de penetrar na pele de um animal, causando “ferimentos mais massivos do que um golpe ou lança lançada pode produzir”.

Experimento usando as armas antigas para caçar mamutes (Imagem: Scott Byram/PLOS ONE)

A conclusão, apresentada na revista PLOS ONE, foi que alguns animais podem ter sobrevivido a esses ataques, mas teriam ficado com uma lâmina alojada em seu corpo pelo resto de suas vidas. Isto explica algumas armas terem sido encontradas em esqueletos antigos.