Conforme noticiado pelo Olhar Digital, no início deste mês cientistas anunciaram uma grande revelação sobre Marte. Com base em estudo realizado a partir de medições sísmicas da sonda InSight, da NASA, eles chegaram à conclusão de que o Planeta Vermelho abriga um grande reservatório subterrâneo de água líquida – o suficiente para formar um oceano de dimensões globais.

Segundo um comunicado da Universidade da Califórnia, nos EUA, uma das instituições envolvidas na descoberta, essa água está presente em pequenas fissuras e poros das rochas da crosta marciana, a uma profundidade entre 11,5 e 20 km abaixo da superfície. Perfurar até essa profundidade seria um desafio até mesmo na Terra.

publicidade
Um recorte do interior marciano sob o módulo de pouso Insight da NASA. Crédito: James Tuttle Keane & Aaron Rodriguez / UC Berkeley

Essa descoberta indica um novo local promissor para a busca de vida em Marte, caso o reservatório possa ser acessado. Por enquanto, ela contribui para responder questões sobre a história geológica do planeta.

Para saber mais sobre essa incrível descoberta, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (23), que recebe Larissa Santos, doutora em astrofísica pela Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, e atualmente professora do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou, na China. 

A doutora em astrofísica Larissa Santos é a convidada desta sexta-feira (23) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo Pessoal

Com foco na cosmologia, que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo, ela foi finalista do prêmio Jabuti em 2017 na categoria de ciências naturais com o livro “O Universo Escuro”. Comunicadora, mantém uma página de divulgação científica no Instagram chamada Bariogênese.

No programa, além de detalhar as recentes descobertas em Marte, Larissa também vai falar sobre seu trabalho de divulgação científica. 

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).