Estação Espacial Internacional (ISS). Crédito: Artsiom P - Shutterstock
O sabor da comida é diferente no espaço, mas até agora ninguém sabia o porquê disso. Cientistas de alimentos da Austrália e dos Países Baixos (Holanda) resolveram decifrar este mistério e apresentaram conclusões bastante interessantes.
Leia mais
Os autores do estudo observaram que este foi o primeiro trabalho a demonstrar a variação individual na percepção olfatória por meio de realidade virtual. Para isso, eles forneceram aos participantes amostras de aromas de baunilha, amêndoas e limão.
Depois, cada um dos participantes tinha que classificar a intensidade do cheiro em uma escala de 5 níveis em uma sala normal e na ISS simulada. Eles relataram que o cheiro de limão permaneceu o mesmo nos dois ambientes, mas o de baunilha e amêndoas pareceu mais forte no ambiente simulado.
Para a equipe, a diferença se deve ao benzaldeído, composto aromático volátil encontrado na amêndoa e na baunilha, mas não no limão. No entanto, os resultados não acabam como toda a discussão sobre o tema.
Por outro lado, reforçam a hipótese de que o corpo humano percebe odores de acordo com o ambiente. Além disso, serve para ajudar a personalizar as dietas das pessoas em situações de isolamento social, incluindo casas de repouso, e aumentar o consumo de nutrientes na Terra.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de agosto de 2024 21:45