Quando o assunto é segurança, a Apple é uma das marcas que mais se preocupa em trazer novidades de proteção pessoal para seus usuários. Recentemente, um novo recurso entrou nessa categoria, o Chegou Bem, nova funcionalidade do iPhone.

O novo recurso funciona como uma espécie de “rastreador” ou como um aviso de chegada do usuário do aparelho. De forma que é possível fazer um monitoramento com o acompanhamento de terceiros. Entenda melhor sobre seu funcionamento e confira o passo a passo para começar antes de começar a usar.

publicidade

Leia mais

O que é o Chegou Bem no iPhone?

De acordo com a Apple, o recurso “Chegou Bem” no iPhone foi criado para notificar automaticamente uma pessoa de que o seu iPhone chegou. Além disso, a funcionalidade possibilita a escolha de detalhes que essa pessoa pode ver se você completar a sessão de Chegou Bem com sucesso.

Mulher tira selfie com cachorro em carro durante viagem
Recurso de segurança do iPhone permite ver a localização do aparelho. Imagem: Bogdan Sonjachnyj / Shutterstock

Do mesmo modo, o “Chegou Bem” envia um pedido para você acompanhar se a uma pessoa chegou bem, mas se o iPhone dela não chegar conforme o esperado, você poderá ver a localização, porcentagem da bateria, sinal do celular e outros detalhes do iPhone dela. Dessa forma, essas medidas de segurança podem servir como uma proteção a mais na rotina de quem tem o aparelho.

Vale lembrar que o recurso está disponível para o iOS 17 ou posterior nos dispositivos de quem envia e de quem recebe.

Como funciona o Chegou Bem no iPhone?

O “Chegou Bem” do iPhone funciona por meio do aplicativo mensagens que já vem em todos os aparelhos. Contudo, o recurso pode ser usado de duas maneiras: com uma sessão baseada em trajeto ou baseada em timer. Quando você usar a ferramenta com a opção em trajeto é possível que seu contato receba informações como: destino e o horário de chegada estimado.

Por outro lado, também pode ocorrer a falta de tal informação, que seria uma forma de alertar sobre algo que não está bem. Além disso, o contato monitorado pode fazer uma ligação do SOS de Emergência durante a sessão.

Quando a sessão do Chegou Bem é baseado em timer, seu contato recebe informações sobre a hora que você acionou o timer e a hora que termina. Além disso, deve ficar em alerta, caso você não responda aos avisos do timer ou se você fizer uma ligação do SOS de Emergência durante o uso do Chegou Bem.

Portanto, é possível configurar em ambas as formas, informações que deseja compartilhar com seu contato quando a sessão de Chegou Bem não termina da maneira esperada.

Como ativar o Chegou Bem no iPhone

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Acesse o App Mensagens

    Entre no aplicativo Mensagens em seu iPhone, clique em “Todas as Mensagens”. Na próxima tela, entre no ícone na parte superior no canto da tela para editar mensagem.Como ativar chegou bem no iPhone - Passo 1

  2. Encontre o recurso “Chegou Bem”

    Após entrar no ícone para escrever uma mensagem, vá até o ícone “+” no canto inferior da tela. Em seguida, clique na flecha que aponta para baixo escrito “mais” e selecione o recurso “Chegou Bem”.
    Como ativar chegou bem no iPhone - Passo 2

  3. Configure as mensagens para o contato selecionado

    Agora, basta configurar as informações a serem compartilhadas caso você não chegue. A Apple definiu duas opções para selecionar:

    Dados Limitados: compartilha sua localização atual e detalhes sobre a bateria e o sinal de rede do iPhone e do Apple Watch.

    Dados Completos: compartilha a rota que você percorreu e as localizações de onde o iPhone foi desbloqueado e quando o Apple Watch foi removido pela última vez. Além de todos os dados Limitados.
    Como ativar chegou bem no iPhone - Passo 3

  4. Escolha um contato

    Escolha um contato para enviar a mensagem do “Chegou Bem”. Nesta parte você pode colocar o assunto e um comentário. Após isso, basta fazer o envio para garantir que a pessoa está acompanhando seu trajeto ou o tempo até o local, conforme você deixou configurado.Como ativar chegou bem no iPhone - Passo 4