Um carro elétrico fabricado a cada 53 segundos – essa é a promessa dos chineses

A GAC utiliza tecnologias de modelagem de IA, além de uma logística "inteligente" que aumenta a velocidade de produção dos carros elétricos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 27/08/2024 10h41, atualizada em 28/08/2024 21h01
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A China está buscando o espaço de principal produtora de veículos elétricos. Para isso, além da quantidade, é necessário aprimorar a velocidade de produção. E é exatamente isso o que promete a montadora GAC.

Uso de IA e outras tecnologias aumenta a velocidade de produção dos veículos

A nova fábrica da empresa, em Changsha, na província de Hunan, tem como objetivo produzir cerca de 200 mil veículos por ano. Isso significa que a unidade será capaz de “fabricar” um carro novo a cada 53 segundos.

O primeiro modelo a sair da linha de produção é o Aion V de segunda geração, lançado na China em julho deste ano por cerca de 16.462 euros (ou R$ 100 mil). No primeiro mês em operação, a nova fábrica produziu 9 mil carros elétricos. A promessa é que a capacidade máxima será alcançada no início de 2025.

GAC já prometeu investimentos no Brasil (Imagem: Walter Eric Sy/Shutterstock)

A GAC utiliza tecnologias avançadas de modelagem de inteligência artificial e simulação, o que reduz em 25% o tempo de resolução de problemas e economiza 30% de espaço. Além disso, o sistema logístico “inteligente” aumenta em 40% a precisão na entrega de componentes e reduz em 25% o tempo de entrega dos veículos finalizados.

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GAC Aion V (Imagem: divulgação/GAC)

Capacidade de produção de 600 mil unidades por ano

  • A nova fábrica é a terceira da GAC na China.
  • As outras duas têm uma capacidade de produção combinada de 400 mil veículos por ano.
  • Isso significa que a montadora conseguirá produzir, assim que o novo espaço atingir a capacidade máxima, 600 mil unidades anualmente apenas em território chinês.
  • Apesar das façanhas, a empresa chinesa não será a mais rápida do mundo na fabricação de automóveis.
  • A Ford e Tesla, por exemplo, conseguem produzir seus modelos em 49 segundos e 40 segundos, respectivamente.
  • As informações são do InsideEVs.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.