Conheça o robô de basquete com IA que nunca errou um arremesso

Robô da Toyota chamado CUE6 conseguiu aperfeiçoar a arte dos arremessos
Gabriel Sérvio28/08/2024 14h16
Conheça o robô de basquete com IA mais avançado do mundo
(Imagem: Divulgação/Toyota)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um projeto de robô de basquete alimentado por inteligência artificial (IA) cativou funcionários da Toyota e chegou na sexta geração. O modelo chamado CUE6 é considerado por muitos o mais avançado do mundo e aperfeiçoou a arte dos arremessos.

Para ter uma ideia, ele nunca errou nenhum, estabelecendo o Recorde Mundial do Guinness em 2019 para lances livres consecutivos convertidos, segundo o portal americano de esportes On3.

Desenvolvimento do robô começou em 2017

  • O desenvolvimento do projeto de robô de basquete com IA, o “CUE”, começou como uma atividade voluntária na Toyota em 2017, informou a empresa;
  • Primeiro, a equipe criou um robô com apenas um braço. Em dezembro de 2022, aconteceu o primeiro evento que apresentou a tecnologia presente no robô humanoide;
  • Foi revelado a arquitetura, teoria de controle de movimento e o processo de pesquisa para atingir a realização física e de comunicação do CUE;
  • Para atirar com precisão, o robô analisa primeiro a trajetória usando várias câmeras e pode se autocalibrar para os próximo arremesso, diz a Toyota.
Conheça o robô de basquete com IA que nunca errou um arremesso
Segundo a empresa japonesa, o CUE promove “conhecimento e experiência no emocionante campo da robótica”. (Imagem: Divulgação/Toyota)

Confira o robô em ação no vídeo abaixo:

Tomohiro Nomi, que lidera a equipe de desenvolvimento por trás do Cue6 da Toyota, disse em entrevista à Red Bull que quando criou o primeiro Cue, Akio Toyoda, o presidente na época, disse que parecia interessante: “Depois que começamos a lidar com isso como um trabalho, desenvolvemos os componentes internos nós mesmos (…) incluindo o hardware, as partes elétricas e o software”.

Leia mais:

O robô tem ainda tecnologia semelhante à dos carros autônomos. Algumas peças que também são usadas em carros foram reaproveitadas. “No processo de desenvolvimento de tecnologia, integramos muito conhecimento obtido na fabricação de carros”, acrescentou Nomi.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.