Um projeto de robô de basquete alimentado por inteligência artificial (IA) cativou funcionários da Toyota e chegou na sexta geração. O modelo chamado CUE6 é considerado por muitos o mais avançado do mundo e aperfeiçoou a arte dos arremessos.
Para ter uma ideia, ele nunca errou nenhum, estabelecendo o Recorde Mundial do Guinness em 2019 para lances livres consecutivos convertidos, segundo o portal americano de esportes On3.
Desenvolvimento do robô começou em 2017
- O desenvolvimento do projeto de robô de basquete com IA, o “CUE”, começou como uma atividade voluntária na Toyota em 2017, informou a empresa;
- Primeiro, a equipe criou um robô com apenas um braço. Em dezembro de 2022, aconteceu o primeiro evento que apresentou a tecnologia presente no robô humanoide;
- Foi revelado a arquitetura, teoria de controle de movimento e o processo de pesquisa para atingir a realização física e de comunicação do CUE;
- Para atirar com precisão, o robô analisa primeiro a trajetória usando várias câmeras e pode se autocalibrar para os próximo arremesso, diz a Toyota.
Confira o robô em ação no vídeo abaixo:
Tomohiro Nomi, que lidera a equipe de desenvolvimento por trás do Cue6 da Toyota, disse em entrevista à Red Bull que quando criou o primeiro Cue, Akio Toyoda, o presidente na época, disse que parecia interessante: “Depois que começamos a lidar com isso como um trabalho, desenvolvemos os componentes internos nós mesmos (…) incluindo o hardware, as partes elétricas e o software”.
Leia mais:
- Novo robô humanoide consegue antecipar seu sorriso
- Esse robô humanoide vai dobrar suas roupas por você
- Polícia da Espanha começa a testar cão-robô
O robô tem ainda tecnologia semelhante à dos carros autônomos. Algumas peças que também são usadas em carros foram reaproveitadas. “No processo de desenvolvimento de tecnologia, integramos muito conhecimento obtido na fabricação de carros”, acrescentou Nomi.