Pesquisadores da Leibniz University Hannover, na Alemanha, deram um passo importante na integração da internet quântica com a internet tradicional. Em um estudo recente, publicado na revista Science Advances, eles demonstraram uma forma de transmitir informações quânticas e dados convencionais através do mesmo cabo de fibra óptica, um avanço que pode acelerar a adoção de tecnologias quânticas.

Esse experimento, além de promissor, abre caminho para a criação de uma internet quase à prova de hackers. A possibilidade de utilizar a infraestrutura existente para conectar computadores quânticos em redes híbridas pode transformar a maneira como processamos dados e resolvendo problemas computacionais que hoje são insuperáveis.

fibra óptica
Experimento demonstrou que a fibra óptica pode carregar dados quânticos e tradicionais ao mesmo tempo. (Imagem: NeoLeo / Shutterstock.com)

A comunicação quântica e seus desafios

• A comunicação quântica requer o envio de ondas de luz intimamente relacionadas de forma isolada para proteger o delicado estado de emaranhamento dessas ondas.
  • Tradicionalmente, isso exigia a transmissão separada dessas ondas em relação aos dados convencionais, tornando desafiadora a combinação de ambos no mesmo canal.
  • As fibras ópticas já formam a espinha dorsal da nossa internet, e essa nova pesquisa mostra que é possível utilizar a mesma infraestrutura para dados quânticos e clássicos.
  • Isso poderia acelerar a adoção de tecnologias quânticas.

A técnica serrodina e o avanço da pesquisa

A equipe de cientistas conseguiu contornar os obstáculos usando a técnica serrodina, que altera a fase dos sinais na fibra óptica para colocar dados quânticos e clássicos no mesmo canal de frequência. Dessa forma, os fluxos não interferem entre si, e o estado de emaranhamento é preservado.

Este experimento é o primeiro a enviar luz emaranhada junto com dados não emaranhados no mesmo canal de frequência. Isso significa que, no futuro, poderemos conectar computadores quânticos em redes híbridas, potencialmente criando uma internet quase à prova de hackers.

diagrama da técnica serradina
Princípio de funcionamento e diagrama do transceptor serrodina. (Imagem: Rübeling et al. / Science Advances)

Desafios e próximos passos

Embora esse avanço seja promissor, ainda há muitos desafios a serem superados. A transferência de informações quânticas por longas distâncias e a gestão de tráfego em redes existentes são algumas das áreas que exigem mais pesquisa.

Se a internet quântica for implementada com sucesso, ela trará uma camada de proteção supersegura, onde dados se desintegram caso sejam interceptados. Este avanço é um passo importante para tornar a internet quântica uma realidade prática.