Visando mitigar a propagação de desinformação, e com a eleição presidencial se aproximando, uma recente atualização do Grok, o chatbot premium do X (antigo Twitter), surgiu com um novo recurso. As informações são do The Verge.

A partir de agora, o Grok vai direcionar qualquer dúvida relacionada às eleições para o Vote.org, um site apartidário gerido por uma parceria entre o governo dos EUA, a Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA e a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura.

publicidade

Grok espalhou desinformação sobre eleições

  • Essa mudança foi motivada por um incidente ocorrido em 21 de julho, poucas horas após o presidente Biden anunciar que não se candidatará à reeleição.
  • Na ocasião, o Grok publicou erroneamente que os prazos de votação tinham expirado em nove estados, o que sugeria que não seria possível alterar o candidato democrata.
  • O secretário de Estado de Minnesota, Steve Simon, tentou alertar o X sobre o erro, mas recebeu a resposta de que a equipe estava ocupada e que deveria tentar novamente mais tarde.
  • O Grok continuou a disseminar essa informação incorreta por dez dias.

Com os secretários de Estado de Michigan, Novo México, Pensilvânia e Washington — todos mencionados incorretamente pelo Grok —, Simon escreveu uma carta aberta para Elon Musk, CEO da X e da xAI, solicitando que qualquer dúvida eleitoral fosse direcionada para o CanIVote.org, outro recurso apartidário.

Eles argumentaram que a resposta incorreta do Grok, embora disponível apenas para assinantes X Premium e Premium+, alcançou “milhões de pessoas” através de capturas de tela e compartilhamentos.

Celular com logotipo do Grok sobre teclado de Mac
Em julho, o Grok mentiu sobre prazo de votação nos EUA e gerou revolta em autoridades do governo – Imagem: Ascannio/Shutterstock

Leia mais:

A carta também comparou o Grok e a xAI com a OpenAI, que se uniu à National Association of Secretaries of State para fornecer informações eleitorais precisas e atualizadas. Mencionou ainda que o chatbot da OpenAI, ChatGPT, já estava programado para encaminhar os usuários para o CanIVote.org em caso de perguntas sobre as eleições dos EUA.

A atualização representa um passo inicial positivo. No entanto, o bot ainda gerou imagens enganosas dos principais candidatos.

Os Secretários de Estado expressaram sua gratidão pela ação do X e manifestaram esperança de que a plataforma continue a aprimorar suas práticas para garantir que os usuários tenham acesso a informações precisas e confiáveis durante este período eleitoral crítico.

Eles enfatizaram a importância do esforço coletivo para garantir eleições livres, justas, seguras e precisas, e acolheram qualquer parceiro comprometido com esse objetivo.

Grok, IA do X (antigo Twitter)
O Grok terá recurso em parceria com o governo para evitar novo incidente de desinformação – Imagem: T. Schneider / Shutterstock