O X, antigo Twitter, está prestes a lançar um novo recurso de videochamada profissional, que oferecerá funcionalidades semelhantes às do Zoom e do Google Meet, acessadas diretamente no aplicativo.

Segundo Chris Park, engenheiro do X, uma versão funcional desta plataforma de videoconferência já está sendo utilizada para reuniões internas na empresa, conforme indicado pelo proprietário Elon Musk.

publicidade

O novo recurso estará disponível na seção “Conferências” na barra lateral direita e incluirá suporte completo para streaming de vídeo para os participantes. A função de conferência ainda não tem uma data de lançamento clara ou um plano de implementação.

Logo do X em formato de app em um celular
Rede social reclama de ter sido boicotada em suas receitas publicitárias (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre o número máximo de participantes exibidos simultaneamente, é especulado que a capacidade inicial possa ser limitada a quatro, semelhante à opção de videochamada atual do X.

Leia mais:

Essa atualização faz parte da visão de Elon Musk de transformar o X em um “aplicativo para tudo”, integrando diversas funcionalidades interativas e transacionais em uma única plataforma.

Musk mencionou anteriormente que os recursos de videochamada e áudio do X, lançados em fevereiro, têm o potencial de substituir as telecomunicações tradicionais, a ponto de ele afirmar que não precisa mais de um número de telefone.

À esquerda, perfil do X na App Store, projetado em um smartphone; À direita, antigo logo do Twitter, o pássaro azul (no cado, branco em fundo azul-claro)
Imagem: bluecat_stock/Shutterstock

Como a videoconferência do X deve funcionar

  • Usuários poderão criar novas reuniões diretamente no aplicativo iOS, de acordo com pesquisadores do X que já tiveram acesso ao recurso.
  • A nova funcionalidade permitirá iniciar uma videochamada imediatamente ou agendar uma para mais tarde, assim como em outras ferramentas de conferência.
  • Nima Owji, um pesquisador de aplicativos independente, também teve acesso ao recurso e observou que a ferramenta permitirá aos anfitriões definir códigos exclusivos para cada reunião, que os participantes precisarão inserir para entrar na videoconferência.