O Twitter, renomeado para X, é uma plataforma social com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais. Com um público tão grande, a rede social tem o potencial de ser uma plataforma lucrativa para empresas e anunciantes. Confira as possíveis formas de monetizar uma conta no Twitter, ou X, e como funciona o Twitter Blue, importante para habilitar a rentabilização de uma conta.

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O que é o Twitter blue

Lançado em novembro de 2022, o Twitter Blue é um serviço de assinatura que concede ao usuário, caso atenda aos requisitos da plataforma, tanto a monetização do perfil quanto vantagens como a formatação de textos, edição de posts, publicações longas com até 25 mil caracteres e autenticação de dois fatores via SMS.

Imagem mostrando o Twitter
O Twitter/X tem uma forma bem diferente das outras mídias sociais para monetizar os influenciadores e criadores de conteúdo, sendo necessária uma assinatura para ter o recebimento. (Imagem: Twitter/ X)

Maneiras de monetizar o Twitter

Anúncios

Os anúncios são a forma mais tradicional de monetizar o Twitter. As empresas podem criar anúncios exibidos nos feeds dos usuários. Os anúncios podem ser direcionados a públicos específicos com base em seus interesses, localização e outras informações.

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Mercado de criadores

O Twitter lançou um mercado de criadores em 2023. O mercado permite que os criadores de conteúdo vendam assinaturas, itens virtuais e outros produtos e serviços para seus seguidores.

Vale enfatizar que para alcançar a monetização é preciso ter no mínimo 5 milhões de visualizações durante os últimos três meses e ter uma assinatura no sistema Twitter Blue.

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Suporte a empresas

O Twitter oferece uma variedade de serviços para empresas, incluindo ferramentas de marketing, análise e suporte ao cliente. Essas ferramentas podem auxiliar as empresas a obter mais valor do Twitter.

Venda de dados

O Twitter coleta dados sobre seus usuários, incluindo seus interesses, localização e hábitos de navegação. Essas informações podem ser vendidas a empresas que desejam segmentar seus anúncios.

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Exemplos de como empresas estão monetizando o Twitter

  • A Nike usa o Twitter para promover seus produtos e serviços. É interessante frisar que a Nike geralmente cria anúncios direcionados a públicos específicos com base em seus interesses.
  • O McDonald’s usa o Twitter para interagir com seus clientes. A empresa responde a perguntas e comentários dos usuários e oferece promoções e descontos.
  • O The New York Times usa o Twitter para promover seu conteúdo. O jornal publica artigos, vídeos e outros conteúdos no Twitter para atrair novos leitores.

Desafios pela frente

O Twitter enfrentou alguns desafios para monetizar sua plataforma, pois a plataforma é conhecida por seu conteúdo efêmero. As empresas encontram dificuldade em obter retornos sobre seus investimentos em anúncios no Twitter devido à limitação dos tweets a 280 caracteres e à facilidade com que as pessoas se esquecem.

Imagem mostrando a área de monetização do Twitter
Até o processo de monetizar, o usuário do Twitter precisa se dedicar tanto em conteúdo quanto em criar boas estratégias de tráfego pago. (Imagem: Twitter/X)

Outro desafio é que o Twitter é uma plataforma de mídia social. As pessoas usam o Twitter para se conectar com amigos e familiares, não para ver anúncios. Isso pode dificultar para as empresas criarem anúncios que sejam relevantes e envolventes para os usuários.

Dicas para monetizar o Twitter

Aqui estão algumas dicas para monetizar o Twitter:

  • Crie anúncios direcionados: os anúncios direcionados são mais eficazes do que os anúncios gerais. Use dados demográficos, interesses e outros dados para segmentar seus anúncios para um público específico.
  • Crie conteúdo envolvente: as pessoas não querem ver anúncios chatos e irrelevantes. Crie conteúdo envolvente que seja relevante para o seu público-alvo.