Apesar de números da Nvidia superarem expectativas, ações caem

A queda das ações da Nvidia foi relativamente pequena, segundo o Wall Street Journal; sombra sobre gastos com IA ainda paira sobre a empresa
Pedro Spadoni29/08/2024 13h51
Celular com logomarca da Nvidia na tela e, ao fundo, tela com linhas de ações em queda e alta
(Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nvidia apresentou os resultados do segundo trimestre fiscal, na quarta-feira (28). E os números superaram as expectativas do mercado. Mesmo assim, as ações da fabricante de chips caíram nesta quinta-feira (29). E uma sombra paira sobre a empresa.

Analistas ouvidos pela CNBC explicaram que a Nvidia teria que ter superado todas as expectativas de forma muito significativa para que o preço das suas ações aumentasse após a divulgação dos resultados.

A queda das ações da Nvidia foi de 7%, considerada relativamente pequena. E ocorre após uma alta meteórica. Para você ter ideia, as ações da fabricante de chips subiram mais de 150% em 2024.

Além da queda das ações da Nvidia, sombra dos gastos com IA paira sobre a empresa

A Nvidia foi a principal beneficiária do boom da inteligência artificial (IA). Por isso, a divulgação dos seus resultados financeiros serve de termômetro para investidores medirem o hype desta tecnologia. Não à toa, o assunto ficou no centro das atenções de Wall Street na quarta.

Conforme apontado pelo Wall Street Journal, o aumento do valor de mercado da Nvidia – cresceu mais de cinco vezes nos últimos 18 meses – colocou a empresa sob holofotes intensos, comparáveis aos que miram a Microsoft, por exemplo.

Chip acoplado em uma placa-mãe com escrita "IA" em branco; à esquerda, um smartphone mostra o logo da Nvidia
Nvidia foi a principal beneficiária do boom de inteligência artificial (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

No entanto, a reportagem aponta o seguinte: “Tanta atenção raramente é tolerante por muito tempo, especialmente diante da crescente preocupação dos investidores com os gastos em IA comprometidos pelos maiores clientes da Nvidia.”

Microsoft, Amazon, Meta e Alphabet (dona do Google) relataram gastos de capital combinados de US$ 58,5 bilhões apenas no trimestre encerrado em junho. Isso representa um aumento de 64% em relação ao ano anterior. E as quatro big techs projetaram que os gastos permaneceriam elevados em 2024 e 2025 por conta de “infraestrutura de IA”.

Isso tem sido uma ótima notícia para a Nvidia, que detém a maior parte do mercado de chips de IA, segundo o WSJ. Mas a durabilidade desses gastos ainda está em questão. “Especialmente se a demanda real por serviços de IA generativa não se materializar no ritmo que os otimistas da tecnologia atualmente preveem”, aponta o jornal.

Leia mais:

Consequências da queda de ações (e um outro problema)

A queda recente no preço das ações da Nvidia afetou ações de empresas de semicondutores mundo afora, segundo a CNBC. Grandes nomes, como a Samsung e a fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., entraram nesta quinta em baixa.

Jensen Huang, fundador da Nvidia (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

Além disso, a Nvidia abordou outra preocupação durante sua teleconferência de resultados: os supostos atrasos no lançamento da próxima geração de seu chip de IA, chamado Blackwell.

“No quarto trimestre, esperamos entregar vários bilhões de dólares em receita com o Blackwell”, disse Colette Kress, Diretora Financeira da Nvidia, numa teleconferência com analistas. A ver isso realmente vai sair do papel e do discurso.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.