Cientistas da Universidade Estadual de Novosibirsk e do Centro Científico de Virologia e Biotecnologia Vector da Rospotrebnadzor, na Rússia, patentearam uma tecnologia capaz de limpar poços de petróleo usando bactérias.

Concentrado com as bactérias é despejado nos poços

  • Os pesquisadores explicam que conseguiram isolar microrganismos capazes de degradar eficientemente o petróleo.
  • Foram selecionadas cepas com alta capacidade de degradação do material e taxa de crescimento relativamente alta.
  • A limpeza dos poços é feita a partir do despejo deste concentrado com as bactérias, que começa a circular devido ao funcionamento da bomba.
  • Como resultado, os microrganismos se espalham e começam a decompor os depósitos existentes, limpando todos os componentes do poço de produção, incluindo os mais difíceis de alcançar.
  • As informações são da Sputnik.
Bactéria
Bactérias permitem limpeza dos poços de petróleo (Imagem: cones/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Maior facilidade de limpeza e menos custos

A equipe responsável pela tecnologia destacou que este método elimina a necessidade de desligar os poços por longos períodos e realizar processos trabalhosos e caros de extração de equipamentos e limpeza de superfície subsequentes.

Quando a limpeza é encerrada, o líquido no poço pode ser facilmente purificado com o suprimento de ar por um tempo. Isso é possível em função das bactérias serem aeróbicas (necessitam de oxigênio).

Método foi desenvolvido por cientistas russos (Imagem: zhengzaishuru/Shutterstock)

Para maior eficiência também foi desenvolvido um método para saturar o líquido no poço com ar em frequências específicas, o que, em primeiro lugar, garante a vitalidade das bactérias e sua penetração em todos os elementos do poço. Em segundo lugar, isso cria oscilações no líquido que ajudam na remoção dos depósitos.

As bactérias envolvidas agora devem ser testadas em poços de empresas russas de exploração de petróleo.