O governo da Suécia publicou nesta segunda-feira (02) novas recomendações sobre a exposição de crianças às telas de celular ou televisão. De acordo com o documento, o objetivo é proteger a saúde e o desenvolvimento dos menores.

Limite de exposição recomendado para cada idade

  • Segundo a Agência de Saúde Pública da Suécia, crianças menores de dois anos devem ser mantidas afastadas de todas as telas.
  • Entre dois e cinco anos, os menores devem ter uma exposição de no máximo uma hora por dia.
  • Já entre seis e 12 anos, a recomendação é de no máximo duas por dia.
  • Em relação aos adolescentes entre os 13 e os 18 anos, a agência afirma que o limite é de três horas por dia em frente às telas.
  • As informações são do Medical Xpress.
Bebês
Crianças de até dois anos não devem ser expostas a nenhum tipo de tela (Imagem: Kyrylo Ryzhov/ Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Tempo gasto nas telas pode causar prejuízos à saúde

De acordo com dados do governo da Suécia, adolescentes entre os 13 e os 16 anos passam, em média, seis horas e meia por dia em frente a uma tela. O número desconsidera o tempo gasto com celulares, computadores ou outras telas no período escolar.

As autoridades do país europeu destacam que isso deixa pouco tempo para atividades em grupo, atividade física e sono adequado. Esta última consequência gera muita preocupação em território sueco, onde mais da metade dos estudantes de 15 e 16 anos não dormem o suficiente. 

Adolescentes também sofrem os efeitos da exposição excessiva aos celulares e outros equipamentos (Imagem: Monkey Business Images/Shutterstock)

A Agência de Saúde Pública da Suécia também recomendou não olhar nenhuma tela antes de dormir e deixar tablets e celulares fora do quarto da criança durante a noite. Diversos estudos já concluíram que passar muito tempo em frente a uma tela pode afetar negativamente o sono, levar a sintomas de depressão e negligência no autocuidado.