Crianças de um ano expostas a mais de quatro horas de tempo de tela por dia tiveram atrasos para desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos de idade, revela o estudo publicado no Journal of the American Medical Association Pediatrics (JAMA).
A pesquisa foi conduzida por cientistas do Japão e analisou 7.097 crianças pequenas de um a quatro anos expostas a diferentes níveis de tempo de tela. Dessas, a maioria ficava menos de duas horas por dia na frente das telas, 18% ficavam entre duas e quatro horas e 4% ficavam mais de quatro horas.
O estudo descobriu que as crianças de um ano que foram expostas a mais tempo de tela em relação às demais tiveram atrasos de 2 anos no desenvolvimento de habilidades motoras, pessoais e sociais.
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No entanto, os pesquisadores disseram que os atrasos não foram causados pela tela em si, mas porque as crianças acabaram perdendo interações com seus pais e demais pessoas. Isso porque o que mais ajuda o desenvolvimento dos bebês são as brincadeiras e interações.
De acordo com David J. Lewkowicz, psicólogo do desenvolvimento do Yale Child Study Center, a interação face a face entre pais e filhos é essencial para ensinar diversas informações sociais, como expressões faciais, palavras, tom de voz e o feedback físico que se combinam nas comunicações humanas. “Isso não acontece quando você está olhando para a tela”, disse.
Quando questionado por pais sobre qual é o tempo de tela ideal para as crianças, o psicólogo diz que sua resposta é: “Fale com seu filho o máximo que puder, cara a cara, o máximo que puder”.
Como observam os autores do estudo, essa pesquisa não distingue o tempo de tela que é destinado para atividades educacionais e tempo de entretenimento, então os próximos estudos devem focar no tipo de conteúdo visto nas telas.
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