A Stadler Rail, que, recentemente, estabeleceu recorde mundial com seu trem movido a hidrogênio, acaba de anunciar outra inovação global. A empresa desenvolveu nova frota de vagões de trem que podem operar tanto com hidrogênio como com bateria, destinados a serviços ferroviários secundários.

publicidade
Imagem do trem em plataforma
Trem tem emissão zero de CO₂ e funciona com eletricidade, hidrogênio ou combinação de ambos (Imagem: Reprodução/YouTube/Stadler Rail)

Desde 1996, um dos trens mais icônicos da Europa é o Stadler RS1 Railbus. Com design distinto que lembra uma ponte e janelas trapezoidais, o modelo foi um dos primeiros trens a diesel de nova geração amplamente utilizados na Alemanha e na República Tcheca.

Os trens podem funcionar com diesel puro ou biodiesel feito de óleo de colza e cerca de 500 unidades ainda estão em operação. No entanto, com alguns desses trens chegando ao fim de sua vida útil, a Stadler Rail Germany anunciou o lançamento do RS Zero, trem com emissão zero de CO₂ que pode funcionar com eletricidade, hidrogênio ou combinação de ambos.

O RS Zero é projetado especialmente para operadores de linhas secundárias — ramais menores conectados a trilhos principais.

Com 38% das linhas ferroviárias na Alemanha ainda não eletrificadas, os novos vagões de emissão zero são adição valiosa ao sistema ferroviário do país. Para linhas parcialmente eletrificadas, os vagões com bateria podem alternar para a energia fornecida por cabos aéreos.

Leia mais:

Detalhes do protótipo da Stadler

  • O protótipo recém-anunciado da Stadler é um modelo de vagão único movido a hidrogênio, mas também há opções de configuração dupla;
  • Um vagão movido a hidrogênio pode percorrer até 700 km, enquanto a configuração dupla atinge mil quilômetros;
  • Os modelos de bateria têm alcance menor, com um vagão indo de 80 a 100 km e dois vagões indo de 90 a 180 km com única carga. Ambos os modelos podem atingir velocidade máxima de 120 km/h.

Essa flexibilidade permite que os operadores escolham a configuração que melhor se adapta ao comprimento das suas rotas e ao tipo de combustível desejado. Com a primeira ferrovia movida a hidrogênio do mundo transitando para modelos elétricos a bateria, a oferta das duas opções no RS Zero parece ser estratégia inteligente.

Os vagões do RS Zero têm entrada baixa e piso sem degraus, tornando-os acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, possuem área multiúso para bicicletas e equipamentos volumosos, seguindo o sistema de assentos flexíveis da empresa.

Cilindros de hidrogênio
Sistema de hidrogênio dos vagões (Imagem: reprodução/YouTube/Stadler Rail)

Comprometida com a sustentabilidade, a Stadler informou ainda que o piso interno é feito com 98% de energia renovável, as paredes laterais utilizam materiais reciclados, como garrafas PET, e o sistema de controle climático usa refrigerantes ecológicos.