Vik Singh, vice-presidente da Microsoft, afirma que as ferramentas de IA generativas vão economizar tempo e dinheiro significativos para as empresas quando esses modelos puderem aprender a reconhecer e admitir quando não têm a resposta certa.

“Para ser honesto, o que falta hoje é um modelo que levante as mãos e diga ‘Ei, não tenho certeza, preciso de ajuda'”, comentou Singh à AFP em uma entrevista.

publicidade

Desde o ano passado, a Microsoft, o Google e outras empresas têm rapidamente adotado tecnologias de IA generativa como o ChatGPT, que geram diversos tipos de conteúdo sob demanda e criam a impressão de onisciência para os usuários. No entanto, apesar dos avanços, esses modelos ainda podem “alucinar” ou fornecer respostas inventadas.

Esse é um desafio significativo que Singh enfrenta com o Copilot: os clientes corporativos não podem se dar ao luxo de ter sistemas de IA que falhem, mesmo que ocasionalmente.

Leia mais

copilot
Singh ainda enfrenta desafios para entregar a melhor versão do Copilot aos seus clientes corporativos – Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock

Marc Benioff, CEO da Salesforce, mencionou recentemente que seus clientes estão cada vez mais frustrados com as complexidades do Copilot da Microsoft.

Singh afirmou que “pessoas realmente inteligentes” estão trabalhando para permitir que os chatbots admitam quando não sabem a resposta e busquem ajuda.

Na visão de Singh, um modelo mais modesto ainda seria valioso. Mesmo que um modelo precise recorrer a um humano em metade dos casos, isso ainda representaria uma economia significativa de “muito dinheiro”.

Como a IA pode economizar mais tempo e dinheiro para as empresas

  • Segundo a Microsoft, o Copilot pode realizar pesquisas para vendedores, liberando tempo para contatos diretos com clientes. Por exemplo, a Lumen, uma empresa de telecomunicações, “economiza cerca de US$ 50 milhões por ano” com essa funcionalidade, segundo Singh.
  • As equipes de Singh estão trabalhando para integrar o Copilot diretamente ao software da Microsoft e torná-lo mais autônomo.
  • Singh sugeriu que, em um cenário ideal, o modelo poderia, por exemplo, lembrar um representante de vendas sobre um acompanhamento ou até mesmo enviar um e-mail automaticamente em nome do representante, se isso for aprovado.

Em outras palavras, enquanto a IA ainda não está pronta para resolver problemas globais, espera-se que ela alivie a humanidade de tarefas repetitivas e tediosas. “Estamos apenas no início”, disse Singh. “Muito do que fazemos está voltado para a produtividade, mas tem grandes benefícios.”

meta chatbots
Chatbots vem melhorando a produtividade de empresas, ao realizar várias das tarefas corporativas que tomam o tempo dos funcionários – Imagem: VectorMine/Shutterstock