A Open Signal, empresa de análise de qualidade da internet móvel, divulgou relatório que aponta melhora da tecnologia no Brasil. No estudo, a companhia usou sua métrica de Qualidade Consistente para avaliar a experiência do usuário móvel em todo o País.

As regiões foram classificadas com base em sua pontuação média. Além disso, a empresa analisou o desempenho das três principais operadoras de rede móvel que operam no Brasil: TIM, Vivo e Claro.

publicidade

Principais conclusões sobre a rede móvel no Brasil

Os dados foram coletados entre 1º de abril e 29 de junho deste ano. Entre os principais pontos analisados pelo relatório, os seguintes se destacam:

  • Os usuários brasileiros têm uma pontuação mais alta em Qualidade Consistente nos estados do Sul. Segundo a Open Signal, estados, como Acre e Rondônia, menos urbanizados que o resto do país, tiveram pior pontuação neste quesito, que a empresa considera ser compreensível dada a densidade demográfica dessas regiões;
  • A Qualidade Consistente mais alta está no Distrito Federal. A região da capital federal tem não apenas a maior pontuação média do País, mas, ainda, a maior pontuação de uma operadora, sendo 74,6% para a TIM;
  • A Qualidade Consistente aumentou em quase todas as regiões em comparação com o ano anterior. Ano após ano, a Qualidade Consistente aumentou em mais de cinco pontos percentuais ao nível nacional; 
  • A TIM é a operadora com a maior pontuação do Brasil, superando Vivo e Claro ao nível nacional, além de ser a operadora com a maior pontuação em dois terços das unidades federativas brasileiras.

Mapa de qualidade no Brasil
Mapa mostra a Qualidade Consistente em todo o País (Imagem: Reprodução/Open Signal)

O que é a Qualidade Consistente?

Avalia se as medições de Qualidade Consistente (capacidade de uma operadora fornecer experiência de navegação estável ao usuário) na rede são suficientes para atender aos requisitos de aplicativos tradicionais ao nível considerado “bom o suficiente” para que os usuários tenham condições de realizar/manter diversas tarefas típicas em seus dispositivos.

A analista combina indicadores de experiência, como velocidade de download, velocidade de upload, latência, jitter, descarte de pacotes e tempo até o primeiro byte, para calcular a Qualidade Consistente.

Tais fatores são avaliados em relação aos limites recomendados por vários aplicativos mais exigentes e utilizados para várias tarefas comuns, tais como assistir a vídeos em HD, chamadas de vídeo em grupo e para jogos.

Analisando a pontuação média de Qualidade Consistente em cada estado, a Open Signal chegou à conclusão de que as pontuações mais altas estão nos estados do Sul, que, junto ao Distrito Federal, têm densidades populacionais comparativamente altas e maior urbanização.

Conforme a empresa, em cidades de alta densidade demográfica, é mais fácil atender a mais pessoas com menos recursos, levando a melhor desempenho. Em contraste, os estados mais interioranos, como Acre, Rondônia e Roraima, têm pontuação pior dadas as densidades populacionais mais baixas e mais usuários concentrados em áreas rurais.

Mapa do DF
Qualidade Consistente em porcentagem em todos os estados (Imagem: Reprodução/Open Signal)

A Opensignal disse que observou esse padrão em vários mercados, como África do Sul e Noruega, onde os centros urbanos têm desempenho superior ao de suas contrapartes rurais. O caso do Amazonas ajuda a ilustrar isso.

Apesar de ser quase totalmente coberto pela floresta, a pontuação do Estado é significativamente mais alta do que a de seus estados vizinhos ao norte e ao sul, pois a maioria de sua população se concentra em Manaus, capital do Estado e com grande densidade populacional.

Uma análise recente da Open Signal sobre a diferença rural-urbana na experiência de cada estado ressaltou este fato, com o Amazonas apresentando a maior disparidade no quesito entre usuários rurais e urbanos.

Já o Distrito Federal obteve a maior pontuação em Qualidade Consistente: 69,4%. A pontuação da TIM na região, é a mais alta do Brasil: 74,6%, três pontos percentuais à frente da própria TIM em São Paulo. A grande maioria da população do Distrito Federal está na capital federal, que, por ter o maior PIB per capita de todas as unidades federativas brasileiras, permitindo que as operadoras de telefonia aprimorem a experiência móvel de forma mais eficiente e lucrativa, aponta a Open Signal.

 A TIM é a melhor colocada no quesito em mais de dois terços de todo o Brasil, liderando em 18 dos estados e empatando com a Vivo em dois. Mesmo nas regiões com as pontuações médias mais baixas (Acre, Rondônia e Roraima), os usuários da possuem experiência relativamente boa, igual ou superior à média nacional.

Gráfico
Gráfico mostra evoluçao anual da Qualidade Consistente no Brasil (Imagem: Reprodução/Open Signal)

Ainda, de acordo com o relatório, os usuários da TIM possuem a experiência mais consistente em dez dos 11 estados com pontuação mais baixa, incluindo vários estados com maior população rural. A análise aponta que o forte desempenho da TIM se deve à sua extensa rede de antenas, a maior entre as operadoras nacionais, mesmo tendo o menor número de assinantes. Isso, porém, significa menos congestionamento e em experiência melhor para seus usuários.

A operadora também possui o maior número de antenas de 5G do País. O maior número de antenas leva a melhor densificação da rede, o que reduz o congestionamento nas bandas de espectro e as distâncias até as antenas localizadas em áreas rurais.

Leia mais:

Melhora na qualidade do sinal de internet em todo o Brasil

O Brasil registrou melhorias consistentes na qualidade em quase todas as regiões: apenas no Rio Grande do Sul isso não foi visível (dadas as enchentes que afetaram o Estado no meio deste ano). Já os demais estados registram aumento nacional de mais de cinco pontos percentuais, de 57,8% para 63%.

Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia, localizados na região Norte, registraram as maiores melhorias. Apesar disso, Amapá e Rondônia estão entre os dez últimos colocados em termos de desempenho.

Um ponto que fluiu positivamente para os resultados foi a introdução do 5G, que desempenhou papel crucial no aprimoramento da experiência do usuário em todo o Brasil. O novo espectro 5G melhorou visivelmente o desempenho no Distrito Federal e, em todo o País, os usuários estão gastando mais tempo conectados ao 5G.

Gráfico mostra a qualidade das três principais operadoras do País
Gráfico mostra a Qualidade Consistente das três principais operadoras do País (Imagem: Reprodução/Open Signal)

As discrepâncias entre as regiões brasileiras resultou em disparidade significativa na qualidade da rede, segundo a Open Signal. Os estados com populações predominantemente rurais possuem experiências de usuário menos consistentes se comparados aos seus equivalentes urbanos.

Contudo, muitos dos estados com classificações mais baixas possuem as maiores melhorias ano a ano em Qualidade Consistente. Segundo a empresa de análise, os aprimoramentos na infraestrutura, como adição de mais antenas, resolverão ainda mais o problema e beneficiarão as comunidades rurais e urbanas. 

Leia o relatório completo aqui. Veja a lista completa das três operadoras aqui.